17 de Março 2023 - Publicado há 404 dias, 7 horas e 37 minutos
Governo Regional estuda prática regular da atividade física nos Açores
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Saúde e Desporto

A Secretaria Regional da Saúde e Desporto, através da Direção Regional do Desporto (DRD), promove um questionário intitulado "Prática Regular da Atividade Física nos Açores" que vai estar disponível ao público no Portal do Governo Regional dos Açores (Questionário "Prática Regular da Atividade Física nos Açores" (office.com)) entre 20 de março e 20 de maio. 

Trata-se de um conjunto de cerca de 20 questões, simples e acessíveis por via de um link indicado no Portal do Governo Regional dos Açores e nas páginas das redes sociais da DRD, através das quais pretende-se ter mais e melhores conhecimentos sobre o nível de fidelização da população açoriana com a prática da atividade física. 

Este questionário permitirá perceber o que levará a população açoriana a praticar ou não atividade física; a fomentar ou não hábitos de vida saudável; a frequência e duração da atividade física; e o tempo médio que um indivíduo costuma passar sentado num dia considerado normal. 

Assim, com estes conhecimentos mais detalhados, será possível desenvolver políticas desportivas de modo a intervir nas áreas consideradas mais críticas.

O questionário "Prática Regular da Atividade Física nos Açores" tem o objetivo de aumentar a consciencialização dos açorianos para os benefícios da atividade física e de um estilo de vida saudável, bem como de melhorar a recolha de dados e análise da atividade física e da participação desportiva.

Esta abordagem tem ainda o objetivo de elaborar estudos comparando com outras regiões do País ou da Europa, no sentido de encontrar as melhores práticas para os mesmos problemas. 

Este é também um trabalho de monitorização que vai permitir ajudar a definir e quantificar/qualificar a atividade física, sendo que a monitorização da atividade física é um tema que tem vindo a adquirir cada vez mais importância devido ao crescente sedentarismo da população em geral face a vários fatores, como exemplo o excesso de tempo dedicado à tecnologia em comparação com a redução de momentos de exercício livre em contexto desportivo ou de lazer.

© Governo dos Açores | Fotos: SRSD

Partilhar