14 de Março 2023 - Publicado há 408 dias, 19 horas e 39 minutos
Berta Cabral congratula nova administração da Visit Azores
location Ponta Delgada

Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas

A Secretária Regional do Turismo, Berta Cabral, manifesta publicamente satisfação com os resultados do processo de eleição dos novos órgãos sociais da Visit Azores, ocorrida na segunda-feira, 13 de março.

“Regozijamo-nos com o facto de ter sido um processo de decorreu com toda a normalidade e que resultou numa votação clara, que reflete o alinhamento entre os vários parceiros e que dá toda a estabilidade para um novo ciclo na promoção externa dos Açores”, sublinha Berta Cabral.

A lista submetida a votação, cujo Conselho de Administração será presidido pela Diretora Regional do Turismo, Rosa Costa, colheu 96,1% dos votos depositados em urna, existindo apenas 3,9% de abstenções.

A Secretária Regional com a tutela do turismo assinala que “estes resultados confirmam que todos os sócios fundadores, isto é, a Região, a SATA e a Câmara do Comércio e Indústria dos Açores, bem como a generalidade dos associados ordinários partilham de uma visão comum para o desenvolvimento turístico dos Açores e para a sua projeção externa”.

Ao longo dos últimos meses, foram dados vários passos, todos eles com uma ampla e inequívoca aceitação dos associados da Visit Azores, no sentido de reconfigurar o modelo de promoção turística da Região e ir ao encontro da natureza das agências de promoção turísticas regionais (conforme estatuídas Resolução do Conselho de Ministros n.º 97/2003, de 1 de agosto, publicada no Diário da República, I Série-B, de 1 de agosto de 2003).

Estes passos incluíram alterações estatutárias, a readmissão da Região como associada fundadora e a aceitação de várias condições imposta pelo Governo dos Açores para esse reingresso.

Para Berta Cabral, “foi amplamente demonstrado o interesse para que o Governo reassumisse um papel central no comando da promoção turística da Região e, agora, consolida-se todo o contexto para desenvolver o trabalho que é preciso para potenciar a notoriedade e a atratividade dos Açores enquanto destino turístico de eleição”.

A governante acrescenta que “neste momento, não se pode deixar de ressalvar e felicitar a Direção que agora cessa funções pelos resultados alcançados e pelo trabalho desenvolvido nestes anos de mandato, num contexto internacional amplamente adverso, com uma pandemia e uma guerra em plena Europa”.

“Aliás, faço notar que foi aprovado um voto de louvor pela Assembleia Geral à Direção liderada pelo Carlos Morais e aos restantes órgãos sociais, numa iniciativa na qual nós, enquanto sócio fundador no gozo de plenos direitos, também votámos favoravelmente”, sublinha Berta Cabral.

A Secretária Regional afirma que se encerra um ciclo “difícil e de grande incerteza, onde a Região não esteve envolvida por decisão do anterior Governo”, assinalando que “foi também por isso que decidimos abster-nos nas votações para aprovação do Relatório e Contas de 2022 e do Plano de Atividades para 2023 proposto pela Direção cessante”.

“Queremos, agora, criar uma nova dinâmica alinhando já a atuação promocional para a próxima época baixa, em função do novo PEMTA – Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores, que está em consulta pública e que deverá estar finalizado no próximo mês de abril”, finalizou.

© Governo dos Açores | Fotos: SRTMI

Partilhar