14 de Março 2023 - Publicado há 402 dias, 11 horas e 52 minutos
Presidente do Governo sublinha investimento em equipamentos desportivos e lamenta herança recebida
location Angra do Heroísmo

Presidência do Governo Regional

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, visitou hoje o novo relvado sintético do Estádio João Paulo II, em Angra do Heroísmo, destacando os vários investimentos do atual Executivo em equipamentos do género e lamentando a herança recebida.

“Herdámos vários equipamentos desportivos em fim de vida útil”, sublinhou, antes de destacar o “enorme esforço financeiro e orçamental”, feito pelo atual Governo “em progresso”, para estas requalificações.

“Exortamos a que todos pratiquem desporto e o nosso associativismo possa, em parceria com o Governo, promover uma requalificação dos equipamentos desportivos, os descobertos e os cobertos”, sustentou ainda o Presidente do Governo.

A obra do novo sintético de Angra, realizada pela Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e infraestruturas, através da Direção Regional das Obras Públicas, representou um investimento de cerca de 200 mil euros.

A mesma ficou concluída em novembro de 2022 e foi necessária por a relva sintética existente acusar algum desgaste de uma utilização intensa ao longo de 20 anos.

Esta requalificação foi operada numa área de relvado com 7.503,00 m2, permitindo potenciar as várias disciplinas de futebol, com relva sintética do tipo MONDOTURF NSF DUAL sob condição dos critérios Fifa Quality Pro, assim como manter os níveis profissionais e de formação, segundo o padrão internacional de qualidade certificado pela FIFA para jogos regionais, nacionais e internacionais com a marcação no relvado sintético instalado.

O relvado sintético teve em 2022, 47 jogos realizados; 31 utilizadores por jogo; 100 espetadores por jogo; 485 utilizadores por semana; cinco horas de utilização diária;

O Complexo Desportivo João Paulo II recebeu em 2022, um total de 53.037 utilizadores, sendo que a prática escolar representou 5% (2.618), a prática desportiva 75% (39.862) e as competições 20% (10.557).

O XIII Governo dos Açores investiu já mais de um milhão de euros na reabilitação do herdado e degradado Parque Desportivo Regional, como a recuperação da cobertura do pavilhão desportivo e de vedação de espaços desportivos exteriores do Complexo Desportivo Manuel de Arriaga (115 mil euros), a empreitada de substituição do pavimento da pista de atletismo do Complexo Desportivo das Laranjeiras (cerca de 300 mil euros) ou a Empreitada de reparação do piso desportivo do pavilhão do Complexo Desportivo Tomás de Borba (cerca de 174 mil euros).

© Governo dos Açores | Fotos: GRA

Partilhar