13 de Março 2023 - Publicado há 381 dias, 18 horas e 27 minutos
Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas presente no hastear da bandeira verde do Eco-Escola na Escola Básica António José de Ávila
location Horta

Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática

O Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Alonso Miguel, participou na cerimónia do hastear da Bandeira Verde na Escola Básica António José de Ávila, na ilha do Faial, referente ao galardão Eco-Escola do ano letivo de 2021/2022, atribuído à escola na 15.ª edição do Encontro Regional de Educação Ambiental, promovido por este Departamento do Governo Regional. 

O evento contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal da Horta, Carlos Morais, do Presidente do Conselho Executivo da Escola Básica António José de Ávila, Hildeberto Peixoto, e da Coordenadora do Programa Eco-Escolas, Alice Ferreira, bem como de toda a comunidade escolar, onde se incluem os 190 alunos e 15 professores envolvidos neste projeto.

"Esta é a 14ª vez que este estabelecimento de ensino é galardoado, e por isso, quero felicitar todos os alunos, professores e restantes colaboradores, por esta importante conquista e pelo trabalho que realizaram, esperando que o exemplo desta escola possa ser inspirador para muitas outras escolas", sublinhou o governante.

“Este galardão é uma distinção muito relevante, que vigora na Região desde 1999 e que reconhece os esforços e o compromisso das escolas com a promoção da sustentabilidade ambiental e educação para a cidadania, aspetos que são prioritários para o Governo Regional dos Açores”, frisou Alonso Miguel.

No decorrer da 15ª edição do Encontro Regional de Educação Ambiental, realizado entre 1 e 3 de março, na ilha Terceira, a Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas procedeu à entrega dos galardões Eco-Escola a 53 das 60 escolas inscritas neste Programa. 

Na ocasião, Alonso Miguel reconheceu “o trabalho de qualidade desenvolvido nesta área pela comunidade escolar das nove ilhas. Este trabalho é decisivo considerando que promove a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os assim na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis”, considerou.

Alonso Miguel destacou ainda a Oferta de Atividades de Sensibilização Ambiental Escolar disponibilizada a cada ano letivo a todos os estabelecimentos de ensino da Região, declarando como objetivo principal “a formação cidadãos conscientes, responsáveis, ativos e despertos para os desafios ambientais”, reforçando a importância da transmissão de conhecimento e sensibilização em matérias tais como conservação da natureza, proteção dos ecossistemas, qualidade ambiental, gestão dos recursos hídricos e do ordenamento do território, em ambiente escolar.

© Governo dos Açores | Fotos: SRAAC

Partilhar