10 de Março 2023 - Publicado há 411 dias, 5 horas e 40 minutos
Governo Regional dos Açores dá início à empreitada da 1ª fase de requalificação do polo de Pedro Miguel do Jardim Botânico do Faial
location Horta

Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática

A Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas avança com a 1.ª fase de requalificação do Pólo de Pedro Miguel do Jardim Botânico do Faial.

Na cerimónia de assinatura do auto de consignação, realizada na quinta-feira, o Secretário Regional da tutela, Alonso Miguel, destacou a importância deste local.

“O polo de Pedro Miguel do Jardim Botânico do Faial tem grande relevância do ponto de vista turístico, atendendo aos valores naturais aí presentes, e é, sobretudo, uma referência ao nível da preservação da biodiversidade e da conservação do nosso património natural, representando um importante viveiro natural de plantas e sementes endémicas e nativas”, vincou.

De acordo com Alonso Miguel, “com este projeto, pretende-se requalificar e valorizar este espaço único, com uma intervenção minimalista, disponibilizando melhores condições de usufruto, através da criação de uma zona de apoio à visitação, que inclui a reabilitação da área de entrada e da vedação limitante adjacente ao «Caminho da Rocha Alta», bem como a reabilitação da torre de observação existente naquele local”.

No projeto estão previstas diversas intervenções que visam melhorar as condições de estacionamento e de visitação do espaço, condicionar e ordenar o acesso de pessoas, impedir a entrada de gado, no sentido de proteger a vegetação, e melhorar as condições de drenagem das águas pluviais.

Nesse sentido, “os trabalhos a executar incluem a colocação de grelhas de pavimento natural, de valetas de drenagem e de uma caixa de retenção e infiltração de águas pluviais, bem como a instalação de vedações e de uma baía, com abertura para o exterior, permitindo o acesso apenas a peões e, sempre que necessário, a veículos de manutenção deste espaço, prevendo-se ainda a instalação de uma passagem canadiana”, acrescentou o governante.

O Secretário Regional aproveitou ainda a ocasião para anunciar que “está já em preparação uma 2.ª fase de intervenção neste local, que compreenderá uma área com cerca de seis hectares, e que visa criar novos circuitos pedonais interpretativos e requalificar os já existentes, para além de criar condições para potenciar o estabelecimento e desenvolvimento de um maior número de espécies”.

“Esta é uma iniciativa de compromisso com a preservação da biodiversidade e com a promoção do turismo sustentável no nosso arquipélago, para além de um importante passo na recuperação e valorização do nosso património natural”, prosseguiu.

A empreitada foi adjudicada à empresa Monte Carneiro Construções, Lda., tendo um prazo de execução de 90 dias e representando um investimento de cerca de 73 mil euros.

O Auto de Consignação foi assinado em conjunto com a Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, tendo contado com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Horta, Carlos Ferreira.

© Governo dos Açores | Fotos: SRAAC

Partilhar