6 de Março 2023 - Publicado há 415 dias, 7 horas e 8 minutos
Verbas destinadas à investigação com aumento substancial no PO 2030, salienta Artur Lima
location Angra do Heroísmo

Vice-Presidência do Governo Regional

O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, salientou hoje, em Angra do Heroísmo, no final de uma audiência com o CEO do AIR Centre, Emir Sirage, que haverá um aumento substancial das verbas destinadas à investigação e à inovação no âmbito do Programa Operacional Açores 2030.

“Vamos aumentar substancialmente a verba”, frisou, observando que no passado a opção foi investir em “betão”, mas que agora é preciso fazer um “investimento em investigação”.

Investigação que, segundo Artur Lima, deve trazer “utilidade” para a economia dos Açores e para o seu desenvolvimento, seja na área do mar, seja nas ciências sociais, nas ciências da saúde e na geoestratégia.

O governante que tutela as áreas da ciência e da tecnologia reiterou estas são “novas áreas” inseridas na RIS3 - Estratégia de Investigação e Inovação para a Especialização Inteligente da Região Autónoma dos Açores, recentemente aprovada.

De acordo com o Artur Lima, quando os projetos estiverem “alinhados com a RIS3”, o Governo está “disponível para aprová-los”, defendendo parcerias com o Air Centre e com os restantes parceiros científicos.

“A verba será disponibilizada e depois há que ter a arte e o engenho de apresentar projetos que vão nesse sentido”, disse, reiterando que estes devem ir ao “encontro daquilo que é a pretensão do Governo Regional que é trazer valor acrescentado à economia e à ciência” e contribuir para a “fixação de pessoas”.

No final da audiência com o CEO do Air Centre, Emir Sirage, que contou também com a presença de Pedro Silva, CTO do Air Centre nos Açores, o Vice-Presidente do Governo referiu entre 20 e 23 de março decorrerá, na Praia da Vitória a 2ª edição do Atlantic Innovation Week, uma conferência internacional organizada pelo AIR Centre, em parceria com o TERINOV e com a Câmara Municipal da Praia da Vitória.

Artur Lima referiu, por fim, que a reunião serviu igualmente para “trocar impressões”, com vista a “divulgar melhor o que é que o AIR Centre faz na Terceira e nos Açores” e o “contributo que pode dar para a economia, para a ciência e para o conhecimento”.

© Governo dos Açores | Fotos: VPGR

Partilhar