3 de Março 2023 - Publicado há 391 dias, 10 horas e 39 minutos
Governo dos Açores organiza encontro europeu sobre inovação no desporto
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Saúde e Desporto

A Secretaria Regional da Saúde e Desporto, através da Direção Regional do Desporto (DRD), organiza o evento “As Ilhas da Inovação no Desporto Europeu” que terá lugar em Ponta Delgada, entre os dias 5 e 7 de junho, nas instalações da Universidade dos Açores.

Trata-se de um encontro anual da responsabilidade da EPSI – The European Plataform for Sport Innovation, da qual a DRD é membro associado, cuja edição de 2023 ficou a cargo da Região Autónoma dos Açores depois de um desafio lançado ao Governo Regional para levar ao arquipélago o tema central da inovação no contexto do desporto.

Assim, a Direção Regional do Desporto estima a participação de cerca de uma centena de membros de diversos países e regiões da Europa que terão oportunidade de integrar três dias de trabalhos sobre os quais os Açores pretendem promover a inovação no Desporto; a criação de oportunidades de negócio para empresas locais, nomeadamente na área do turismo de natureza; a capacitação dos agentes económicos, incluindo os agentes desportivos; a aproximação de diferentes entidades da Região à Europa; e, ainda, a procura de oportunidades de financiamento através de projetos de escopo europeu.

Neste sentido, em traços gerais, o evento “As Ilhas da Inovação no Desporto Europeu” tem o objetivo de destacar a importância da inovação no contexto do desporto, especialmente através das particularidades do desporto e da inovação na Região, bem como de acrescentar valor num contributo para o seu desenvolvimento e numa promoção da dimensão transectorial do desporto.

Na prática, está prevista a realização de diversos momentos de ‘networking’ que permitirão reunir sinergias de modo a que se possa promover políticas públicas de forma conjunta e articulada, com o objetivo de servir as necessidades existentes e definir estratégias para o desenvolvimento de projetos com um desígnio à escala europeia.

O programa do evento, que tem o inglês como idioma de trabalho, integra ainda um passeio pela ilha de São Miguel para os participantes, divulgando as belezas naturais da Região ao mesmo tempo que explora o seu potencial turístico.

Salienta-se que está reservado um número de lugares para os residentes interessados em participar neste encontro europeu, com condições especiais de acesso, e cuja informação detalhada pode ser obtida através do email [email protected]  ou do número de telefone da DRD 295 206980, bem como através das nossas redes sociais Facebook Direção Regional do Desporto - Açores | Facebook e Instagram @drdazores.

Esta iniciativa tem como parceiros a Direção Regional do Turismo e a Direção Regional do Empreendedorismo e Competitividade, bem como a Universidade dos Açores, a Câmara Municipal de Ponta de Delgada e a Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada.

É de referir que a EPSI é uma associação europeia sem fins lucrativos, sediada em Bruxelas, que funciona com base numa rede de membros cujo foco é a inovação nas áreas de atividade física, desporto, lazer, saúde, turismo, entre outras.

Conta com cerca de 125 membros de diversos países e regiões da Europa e organiza anualmente a sua assembleia geral na região de um dos seus associados.

© Governo dos Açores | Fotos: SRSD

Partilhar