23 de Junho 2021 - Publicado há 1008 dias, 19 horas e 47 minutos
Governo dos Açores solicita reforço de voos à SATA devido à procura pela “Tarifa Açores”
location Ponta Delgada

Secretaria Regional dos Transportes, Turismo e Energia

A “Tarifa Açores”, recentemente implementada pelo Governo dos Açores, veio dar resposta a uma há muito anunciada necessidade de mobilidade entre as ilhas da Região. O aumento muito significativo da procura de viagens interilhas na sequência da implementação desta medida, efetiva a 1 de junho, demonstra a sua evidente pertinência, relevância e significado.

Não sendo, de todo, inesperado, o sucesso desta iniciativa levou o Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional dos Transportes, Turismo e Energia, liderada por Mário Mota Borges, a solicitar à SATA SGP o reforço a partir do dia de hoje de 36 voos de ligação das ilhas de São Miguel e Terceira para as restantes ilhas da Região nos meses de julho e agosto.

Esta solicitação, devidamente perspetivada aquando da implementação da “Tarifa Açores”, surge no sentido de eliminar eventuais constrangimentos na oferta que pudessem existir para as populações residentes, bem como para turistas, em resultado do referido aumento da procura e do incremento expectável no decorrer da época alta da atividade turística.

Não obstante, a Secretaria Regional dos Transportes, Turismo e Energia, numa colaboração articulada com a SATA SGPS, manterá uma atenta e permanente monitorização da operação futura e do ritmo crescente de reservas, de forma a reforçar a oferta de voos sempre que se manifeste necessário.

A “Tarifa Açores” é entendida pelo Governo dos Açores como estratégica para o desenvolvimento interno e para o reforço da coesão territorial, para o estímulo da Açorianidade e para a identidade Açoriana, tendo em vista um importante efeito multiplicador social e económico.

Esta é, também, uma oportunidade muito relevante para dinamizar, a curto prazo, várias atividades económicas do setor do turismo nas diversas ilhas, através do mercado interno. É, ainda, um momento que destaca a capacidade de resposta do sistema logístico e de transportes aéreos vigente nos Açores, servindo toda a população e contribuindo para uma Região mais coesa e harmoniosa, capaz de potenciar e propagar a criação de valor por todo o território.

A “Tarifa Açores” disponibiliza passagens de ida e volta de até 60 euros para residentes nos Açores para viagens entre duas ilhas da Região.