“Declaração dos Açores” reforça centralidade da Região na discussão sobre o Atlântico, diz Presidente do Governo
Presidência do Governo Regional
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, valorizou hoje a Conferência Ministerial de Alto Nível “All Atlantic”, que hoje terminou em Ponta Delgada, e da qual saiu a “Declaração dos Açores”, de reforço da “ligação, cooperação e ação” entre os países ligados ao Oceano Atlântico.
“Através desta declaração, somos centralidade planetária”, sublinhou José Manuel Bolieiro, antes de definir em quatro os tópicos centrais da “Declaração dos Açores”: mar, espaço, clima e sustentabilidade alimentar.
“Tão importante como a nossa História, é a nossa geografia”, prosseguiu o governante, evocando Vitorino Nemésio, e antes de sublinhar que “a Ciência é futuro, e o futuro é Ciência”, sendo para tal fundamental, como ocorreu hoje, uma “diplomacia científica”.
A declaração hoje fechada visa reforçar o conhecimento e o desenvolvimento de metodologias assentes na interação oceanos-espaço-clima-alimentação, recorrendo a sistemas avançados de observação da Terra, à inteligência artificial e ao processamento de dados.
A Conferência Ministerial de Alto Nível, integrada na iniciativa “The All-Atlantic2021 – All-Atlantic R&I for a Sustainable Ocean”, realizou-se no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, entre quarta-feira e hoje, no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, e também em modelo virtual.
O encontro contou, no último dia, para além de José Manuel Bolieiro, com a participação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, do Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, e da Comissária Europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel, esta última com uma intervenção por via digital.