Matadouro das Flores

O Matadouro das Flores labora desde Setembro de 1999, tendo sido posteriormente ampliado, com a finalidade de dotá-lo de novas funcionalidades, verificando-se uma área de implantação 2000 m2.

 É um Matadouro para grandes espécies, e é constituído por uma sala de abate, que está dotada com linhas de abate destinadas ao abate de bovinos, suínos, caprinos e ovinos, uma triparia, uma zona de receção de animais vivos, uma zona para receção de animais acidentados, 1 abegoaria, 3 câmaras de refrigeração de carcaças de duplo regime,  uma câmara de refrigeração para armazenamento de produtos embalados, uma câmara de miudezas vermelhas, uma de miudezas brancas, duas câmaras de despojos, uma câmara de suspeitos bovinos, outra de suspeitos suínos e uma câmara de rejeitados, sala de desmancha, zona de armazenamento e balneários de apoio à sala de desmancha, uma zona de expedição de carnes refrigeradas e uma zona de saída de subprodutos e despojos. O Matadouro possui ainda uma central térmica, uma central de ar comprimido, central de frio, zona administrativa e social com receção, refeitório, lavandaria, balneários. No exterior do edifício existe uma ETAR e zona de lavagem de viaturas de transporte de animais.

Capacidade de Abate e de Frio: 

A Capacidade de abate instalada para as diferentes espécies é de:

Bovinos: 25 animais/dia
Suínos: 25 animais/dia

As instalações Frigoríficas do Matadouro compreendem:

3 Câmara de Refrigeração (duplo regime) – 16,58 ton

1 Câmara de miudezas vermelhas – 500 kg.
1 Câmara de miudezas brancas – 500 kg.
2 Câmara de despojos – 2 Tons.
1 Câmara de Rejeitados – 500 kg.
1 Câmara de Suspeitos Bovinos – 500 kg.
1 Câmara de Suspeitos Suínos – 500 kg.

Regras Gerais de Funcionamento
O Matadouro das Flores labora cinco dias por semana, realizando abate de suínos à 2.ª feira e abate de bovinos, ovinos e caprinos à 3.ª feira (exceto abates para festividades do Divino Espirito Santo e para exportação).

A entrada de bovinos, suínos e caprinos ou ovinos no Matadouro, verifica-se no próprio dia de abate, das 8:30 às 10 horas (exceto abates para festividades do Divino Espirito Santo e para exportação, com entrada de véspera)

Horário de Funcionamento:
De Segunda à Sexta-feira, das 8:00h – 12:00h e das 13:00h – 16:00h (pessoal operário e administrativo)
 

Morada e Contactos:

Matadouro das Flores
Estrada dos Vales, 2
9970 – 380 Santa Cruz das Flores
Telefone: 296 240 280
Fax: não trabalha