Responsive Image

Campanhas Voluntárias de Limpeza de Lixo Marinho na Orla Costeira e Fundos Marinhos


Limpar é o primeiro passo. Registar é garantir que a mudança acontece.


Todos os anos, decorrem nos Açores dezenas de campanhas voluntárias de limpeza da orla costeira — incluindo praias e zonas rochosas - e fundos marinhos. Estas ações, dinamizadas por organizações não-governamentais, associações, grupos de cidadãos e entidades públicas (regionais ou locais), têm como objetivo remover lixo marinho, aumentar a consciência ambiental e mobilizar a sociedade para a proteção ativa do oceano.

Embora muitas destas campanhas sejam pontuais e espontâneas — realizadas em locais de fácil acesso, zonas de uso intensivo ou áreas com acumulação visível de lixo — é comum serem associadas a datas comemorativas como o Dia Internacional Lixo ZeroDia da Terra, o Dia Europeu do Mar, o Dia Mundial dos Oceanos ou o Dia Internacional das Limpezas Costeiras.

Para valorizar e dar utilidade científica a estas ações, em 2015, o Governo Regional criou um programa regional de monitorização, baseado nos princípios da ciência cidadã (Citizen Science). Este programa permite transformar cada campanha voluntária numa oportunidade de recolha de dados relevantes sobre o lixo marinho presente no território açoriano.

Os dados recolhidos — de forma padronizada e com apoio técnico — complementam os resultados obtidos por programas de monitorização científica, contribuindo diretamente para a implementação da Diretiva-Quadro “Estratégia Marinha” (DQEM) e, em particular, para a avaliação do Descritor 10 – Lixo Marinho.

Objetivos:

  • Aplicar uma metodologia simples e estandardizada para monitorizar campanhas de limpeza costeiras;

  • Formar um corpo técnico capacitado para acompanhar, registar e reportar dados de campanhas costeiras e subaquáticas;

  • Desenvolver uma base de dados regional para armazenamento e gestão da informação recolhida, compatível com o SIG-MAR Açores;

  • Implementar uma plataforma digital de reporte, acessível ao público e às entidades promotoras das campanhas;

  • Analisar anualmente os dados recolhidos, respondendo aos critérios e indicadores do Descritor 10 (DQEM);

  • Incorporar e tornar pública a informação no SIG-MAR Açores e no portal do Lixo Marinho, promovendo a sua análise e a produção de conhecimento sobre o lixo marinho;

  • Divulgar os resultados obtidos, incentivando a continuidade e expansão destas ações e reforçando a sensibilização da sociedade para esta problemática ambiental.

Responsive Image

Mais do que limpar, é conhecer: registe o que recolhe com o formulário da campanha!

 

Faça o download dos formulários aqui:

Formulário de monitorização para campanhas de recolha de lixo marinho na orla costeira

Formulário de monitorização para campanhas de recolha de lixo marinho dos fundos marinhos

Submeta os resultados aqui: Formulário Online!

Todos os dados introduzidos serão armazenados numa base dados e os resultados podem ser visualizados em “Resultados”!