Rui Jorge da Silva Leite de Bettencourt XII Governo - Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas
Nota Biográfica

É Mestre em Ciências da Educação – Supervisão Pedagógica e  pós-graduado em Prospectiva e Estratégia das Organizações e em Formação de Adultos.
Foi, de 2007 a 2015, para além de membro do Bureau Político da Assembleia das Regiões da Europa (ARE), Secretário–Geral do Programa da Assembleia das Regiões da Europa, Eurodyssée, e foi representante dos Açores em várias Conferências na Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra.
Desde novembro de 2013, foi Diretor Territorial no Conseil Régional da Região Parisiense, Île-de-France, onde se ocupou da Análise do impacto das diferentes estratégias de desenvolvimento da região. Foi ainda docente no Mestrado de Formação de Adultos do Conservatoire National des Arts et Métiers, na cadeira de “Políticas territoriais de formação profissional”
Esteve, igualmente, envolvido, na avaliação do impacto no emprego e nas qualificações do Novo Grande Paris (NGP).

Foi membro do Gabinete do Presidente do Governo dos Açores entre 2012 e 2013 e, entre 1997 e 2012, foi Diretor Regional da Juventude, Emprego, Trabalho e Formação Profissional, gestor do FSE e Gestor do Programa Operacional PROEMPREGO.
Entre 1982 a 1996, foi docente e coordenador do ensino e planificação das ações educativas na Ecole Fénelon, e foi Professor de Ciências Mecânicas no Conseil National des Professions de l’Automobile, em Paris.
Publicou em vários países diversas obras em prospetiva estratégica e em políticas públicas tais como Políticas para a empregabilidade, La Prospective Stratégique au cœur des Politiques d’emploi in La Prospective stratégique en action  ou ainda Strategic Prospective in the implementation of employment Policies .

Integrou o XII GRA na qualidade de Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, entre 4 de novembro de 2016 e 23 de novembro de 2020.

Galerias Multimédia