Telefone:
Fax:

Nota de Boas Vindas

A Inspeção Regional Administrativa e da Transparência (IRAT) é o serviço estratégico de controlo, auditoria e fiscalização da administração direta e indireta da Região Autónoma dos Açores, com funções de coordenação na área da transparência, prevenção e combate à corrupção.

A IRAT tem por missão assegurar o controlo transversal da administração financeira da Administração Pública Regional e exercer a tutela inspetiva sobre as Autarquias Locais.

É dirigida por um Inspetor Regional, compreendendo o Corpo de Inspeção e de Auditoria, o Gabinete de Prevenção da Corrupção e da Transparência (GPCT) e o Núcleo de Apoio Técnico.

Esta Inspeção integra, por força de lei, o Sistema de Controlo Interno (SCI) da Administração Financeira do Estado.

A IRAT tem a sua sede em Angra do Heroísmo e desenvolve a sua ação em todo o território da Região, bem como sobre os serviços públicos regionais existentes fora daquele espaço territorial.

"A IRAT desenvolve inspeções, auditorias, inquéritos, sindicâncias, simples processos de averiguações e procede à instrução de processos disciplinares, como ainda desenvolve estratégias adequadas para a prevenção da corrupção, através do GPCT."