Telefone:
Fax:

Space Port

A Região Autónoma dos Açores é um território de excelência para o desenvolvimento de atividades relacionadas com o setor aeroespacial, nomeadamente para a exploração espacial. Consciente desta vantagem competitiva, o Governo dos Açores, tem vindo, de forma gradual e sustentada, a investir neste sector e, consequentemente, tem vindo a colher os frutos desse investimento que se revestem na criação de valor e emprego qualificado por todas as nossas ilhas, mas em particular na ilha de Santa Maria – a ilha espacial!


Ao longo dos anos, também, a indústria aeroespacial tem evoluído e assistimos hoje em dia à democratização do acesso ao espaço, através do chamado New Space, do desenvolvimento de novas tecnologias e de veículos para acesso ao espaço mais ecológicos e eficientes, bem como ao desenvolvimento de mini e microssatélites. 


A Europa tenta assim, acompanhar esta evolução e garantir o seu lugar no acesso ao espaço, como é o caso dos projetos em curso da Noruega e Inglaterra. Neste panorama a Região Autónoma dos Açores, destaca-se pela sua localização privilegiada, próxima do equador e para, preferencialmente, lançamentos direcionados a sul e acesso a órbitas terrestres baixas (LEO – Low Earth Orbits). 
No âmbito do estudo “Atlantic Spaceport Center” desenvolvido pela Universidade do Texas - Austin, foram estudados vários locais em várias ilhas, tendo em conta aspetos técnicos, ambientais, de segurança, meteorológicos e de topografia, para definição do local mais adequado à instalação de um porto de acesso ao espaço na Região Autónoma dos Açores. 


Nessa sequência e através da auscultação de interesses Azores International Satellite Launch Programme (AISLP), uma iniciativa conjunta da Estrutura de Missão dos Açores para o Espaço (EMA-Espaço), da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) que teve lugar em 2018, catorze entidades, nacionais e internacionais manifestaram o seu interesse no desenvolvimento de atividades de acesso ao Espaço a partir dos Açores o que, para além de confirmar o potencial do nosso arquipélago para estas atividades, confirmou também o interesse da indústria em investir na nossa Região.


Com base nessas informações, o Governo dos Açores lançou, em 2019, o Procedimento de Diálogo Concorrencial n.º DC-DRCT/20291/1 para a construção, operação e exploração de um porto espacial que permita uma nova geração de serviços de lançamento, localizado na ilha de Santa Maria, Açores. 
No decorrer do processo de Diálogo Concorrencial, foram submetidas duas propostas de dois consórcios para a construção, operação e exploração de um porto espacial na ilha de Santa Maria. Estas duas propostas, acabaram por ser excluídas tendo o procedimento sido encerrado sem se dar lugar a nenhuma adjudicação. 


Atualmente, o Governo dos Açores está a desenvolver esforços no sentido de reformular as peças do procedimento de maneira a voltar a abrir um procedimento concursal para a concessão de serviços de acesso ao espaço a partir da ilha de Santa Maria.  


Pretende-se garantir a construção, operação e exploração de um porto espacial que desenvolva a sua atividade integrada num cluster científico e industrial que permita alavancar as atividades aeroespaciais na Região Autónoma dos Açores e em particular na ilha de Santa Maria, potenciando o desenvolvimento económico e social dos Açores.