Promoção do Destino Açores

Cofinanciado por:

CUSTO TOTAL ELEGIVEL: 318.359,36 EUR

COMPARTICIPAÇÃO FEDER: 270.605,46 EUR (85%)
 
DESCRIÇÃO DO PROJETO: A presente operação visa a realização de ações com repercussão na promoção turística do destino Açores que tem como objetivo o aumento do número de hóspedes, dormidas e duração média de estadia de turistas provenientes dos diversos mercados emissores, bem como contribuir para o aumento da notoriedade do destino, tendo em conta a proveniência e natureza dos participantes nas diversas ações. Por outro lado, esta operação visa igualmente qualificar e inovar os produtos e os serviços prestados, de modo a garantir a consolidação de uma oferta diferenciada e exclusiva para o turista em todas as componentes da oferta do destino Açores, repercutindo-se na captação de fluxos turísticos para a Região, melhorando a internacionalização do destino.
Nesse sentido, o Governo dos Açores pretende proporcionar condições para que o setor do turismo se torne mais competitivo, desenvolvendo as seguintes ações:

GLOBAL SUSTAINABLE TOURISM CONFERENCE - A Conferência Anual do GSTC, reúne as partes interessadas do turismo internacional e doméstico, envolvidas no desenvolvimento e promoção do turismo sustentável; incluindo o setor público, o trade turístico, desde hotelaria, operadores de turismo, agências de desenvolvimento, Universidades, ONGs, consultores e muito mais. 
A OMT define o turismo sustentável como:
“O turismo que considera plenamente os seus atuais e futuros impactos económicos, sociais e ambientais, abordando as necessidades dos visitantes, da indústria, do meio ambiente e das comunidades locais”.
O turismo é um dos setores da economia que mais crescem internacionalmente, responsável por 10% do PIB mundial, 7% das exportações e gera um em cada onze empregos no mundo.
Dentro de um planeta que convive cada vez mais com questões graves que impedem o desenvolvimento sustentável, como as mudanças climáticas, o esgotamento de recursos naturais, a pobreza e a fome, o turismo atua como causa e também potencial solução para estas e outras urgências.
Cabe-nos, como viajantes, empresários, lideranças ou autoridades, pensarmos em como podemos promover um turismo que contribua para o bem-estar, a qualidade de vida e a valorização da cultura das comunidades, o equilíbrio e preservação ambiental e a sustentabilidade económica do pequeno ao grande empreendedor.
Os Açores têm sido reconhecidos internacionalmente, pelo percurso desenvolvido em prol da sustentabilidade, através da atribuição de prémios e reconhecimentos. 

JORNADAS TÉCNICAS DA CEAV - Confederación Española de Agências de Viajes - A CEAV é a mais notória associação de agentes de viagens de Espanha, organizando todos os anos as jornadas técnicas num destino diferente. Em 2017 realizaram-se na Alemanha, em 2018 em Marraquexe, tendo sido possível captar este evento para a sua realização em 2019 nos Açores, na Ilha Terceira.
 O mercado espanhol, dada a proximidade geográfica e a apetência crescente pelo destino turístico Açores, tem sido tradicionalmente considerado, do ponto de vista da promoção da Região, no estrangeiro, um dos nossos mercados prioritários. 
O PEMTA - Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores confirma a importância e potencial deste mercado como emissor de fluxos para o Arquipélago, pela sua grande predisposição para os nossos produtos estratégicos, nomeadamente: o Turismo Natureza, turismo náutico, touring cultural e paisagístico e turismo de saúde e bem-estar.
Do conjunto dos mercados emissores do estrangeiro, o mercado espanhol, com uma quota de 6.2% em 2017, ocupa a 3ª posição, a seguir à Alemanha e aos Estados Unidos, e as dormidas de turistas espanhóis na Região cresceram cerca de 75,12% entre 2014 e 2017.

Os Açores foram o destino escolhido pela CEAV – Confederación Española de Agências de Viajes, para a realização das respetivas Jornadas Técnicas, que terão lugar, na Ilha Terceira, de 28 a 31 de março, e contarão com a presença de cerca de 150 participantes, nomeadamente agentes de viagem, operadores turísticos e jornalistas.
A realização deste evento tem como principal objetivo o de proporcionar aos seus participantes a oportunidade de se encontrarem e discutirem assuntos de elevado interesse para o Turismo e delinear estratégias de atuação para a respetiva atividade.
A realização deste encontro nos Açores em geral e na Ilha Terceira, em particular, reveste-se da maior importância para a promoção, atendendo ao perfil da grande maioria dos participantes e, especialmente numa Ilha que dispõe ainda de uma enorme capacidade para melhorar a sua performance neste destino que se apresenta como o terceiro mercado emissor, atendendo à operação proveniente de Madrid e cujos resultados têm sido altamente positivos para o aumento de fluxos turísticos.

DIA MUNDIAL DO TURISMO – COMEMORAÇÕES OFICIAIS - Este dia visa mostrar a importância do turismo e do seu valor cultural, económico, político e social, através de iniciativas realizadas em vários países do mundo.
A data começou a ser celebrada no ano de 1980, após decisão da Organização Mundial de Turismo.
Considerado um dos maiores setores económicos do mundo, o turismo assume-se de importância vital para a economia de muitos países, que têm neste setor um elemento essencial para o crescimento e desenvolvimento económico.
Sendo um setor que regista elevados índices de crescimento, o turismo não só apresenta benefícios económicos, como assume importância fulcral na promoção da cultura, língua e costumes de um país, povo ou população.
Em 2019 a Região foi escolhida para acolher as comemorações do DMT, que se realiza a 27 de setembro, deslocando-se para tal, as entidades oficiais que representam o setor, bem como principais figuras do trade, acompanhados de jornalistas para cobertura a nível nacional e internacional deste dia que comemora a importância deste setor para a economia mundial.
Está prevista a visita a 3 ilhas (São Miguel, Faial e Pico), movimentando cerca de 200 pessoas o que contribuirá certamente para a dinamização da economia, mas igualmente para o aumento da notoriedade da Região nos mercados externos pela divulgação dos Açores, que será feita através dos meios de comunicação que estarão presentes nesta comitiva.

ESTRUTURAÇÃO DE ROTAS DE TOURING - CULTURAL E PAISAGÍSTICO - VINHA & VINHO - VULCÕES - BALEEIROS O projeto Rotas Temáticas consiste na estruturação de rotas de touring cultural e paisagístico nos Açores numa lógica de complementaridade dos recursos das diferentes ilhas do Arquipélago, privilegiando a diversidade de recursos patrimoniais, culturais, históricos e naturais, e em coerência com o trabalho já existente no território desenvolvido por diferentes promotores como por exemplo Direção Regional da Cultura, Direção Regional do Ambiente, Geoparque Açores, tecido empresarial, entre outros. Pretende-se a implementação efetiva de, pelo menos, 3 rotas ligadas à temática da vinha e do vinho, dos vulcões e conclusão da rota já praticamente estruturada relacionada com a cultura baleeira.
Este projeto pretende, através da ancoragem em recursos endógenos do território, a tematização dos mesmos e a sua organização em produto de turismo cultural e paisagístico no formato de Rotas.

AÇÕES DE IMPLEMENTAÇÃO DO PEMTA – PLANO ESTRATÉGICO DE MARKETING DOS AÇORES - Desenvolvimento de ações conducentes à consolidação do desenvolvimento sustentável do turismo nos Açores que visam a qualificação da oferta turística da Região e o suporte ao estudo, à monitorização e ao acompanhamento do desenvolvimento da atividade turística dos Açores.
Serão realizados 25 workshops a distribuir por todos os concelhos do Arquipélago dos Açores, estimando-se a participação entre 650 e 750 pessoas;
Relatório de avaliação do programa, com recomendações e ações a implementar para a melhoria do serviço ao turista nos Açores;
Inclusão das recomendações resultantes dos workshops no Manual “Açores Recebe Bem”;
Divulgação do Manual junto do trade açoriano. 
Campanha Promocional “Todos Fazemos Parte” (vídeo promocional)

RESULTADOS: A realização das ações previstas cria condições para que o setor do turismo se torne mais competitivo e desenvolva o crescimento da notoriedade dos Açores nos mercados externos.
Espera-se assim que ao nível das dormidas nos Açores se registe um aumento significativo, cujos efeitos contribuam para a geração de emprego, para a estabilidade das empresas diretamente ligadas ao turismo e consequentemente para melhor qualidade de vida das populações.

FOTOGRAFIAS: