Telefone:
Fax:

Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF) - Metodologia e Resultados

O Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF) é um estudo transversal de prevalência, de base populacional, que tem como mais-valia o facto de conjugar informação colhida por entrevista direta ao indivíduo, sobre o seu estado de saúde, determinantes de saúde e utilização de cuidados de saúde e uma componente objetiva de exame físico que inclui medições antropométricas e recolha de sangue para análise laboratorial bioquímica e genética.
Todas as atividades desenvolvidas no âmbito do INSEF, ao nível nacional e regional, foram financiadas pelo mecanismo de financiamento EEA Grants para o qual contribuíram a Noruega, o Liechtenstein e a Islândia.
Na Região Autónoma dos Açores (RAA), foram selecionados os Centros de Saúde (CS) de Angra do Heroísmo; CS de Calheta; CS da Horta; CS de Ponta Delgada, CS da Ribeira Grande, CS de Vila Franca do Campo e Extensão de Saúde da Lagoa. A população alvo do estudo foi selecionada aleatoriamente de entre os inscritos com idades compreendidas entre os 25 e os 74 anos em cada CS/Extensão de Saúde.
O trabalho de campo decorreu entre outubro e novembro de 2015, envolvendo cerca de 40 profissionais - enfermeiros, técnicos de laboratório e assistentes técnicos - que fizeram parte das 5 equipas criadas para dinamizar o projeto nas ilhas de S. Jorge, Faial, Terceira e S. Miguel.
Salienta-se o interesse e colaboração dos Conselhos de Administração das respetivas Unidades de Saúde de Ilha e dos três Hospitais, EPER da Região, bem como a articulação estabelecida entre cuidados de saúde primários e diferenciados que foi promotora do sucesso de que se revestiu este projeto a nível regional. Destaca-se ainda a significativa adesão da população açoriana ao INSEF, sublinhando-se que o objetivo era uma amostra de 600 participantes açorianos com idades compreendidas entre os 25 e os 74 anos de idade, e, no final do projeto, foram 749 as pessoas que aceitaram fazer parte do estudo.
Para mais informação sobre a metodologia e os resultados do projeto, consulte os relatórios e os infográficos. A página oficial do INSEF (http://www.insef.pt/Portugues/Paginas/Inicio.aspx) disponibiliza informação adicional.