Telefone:
Fax:

ABACO

 

O ABACO – Melhoria da qualidade das águas balneares e costeiras da Macaronésia - é um projeto Interreg desenvolvido pelos arquipélagos das Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde. Nos Açores a entidade parceira é a Direção Regional do Assuntos do Mar da Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, sendo o Chefe de Fila o Instituto Tecnológico de Canarias S.A.

Nos Açores estão programadas diversas atividades para os anos 2020 a 2022, tendo já sido iniciado o estudo microbiológico das areias balneares, com a colaboração do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, e realizada a Jornada Anual dos Açores nos anos 2020 e 2021 que, devido à pandemia, foi online.

 

Clique aqui para aceder ao Relatório da Época Balnear 2021 - Monitorização das praias nos Açores.

Clique aqui para aceder ao Relatório da Época Balnear 2020 - Monitorização das praias nos Açores.


A Jornada dos Açores 2021 vai decorrer de forma digital no dia 11 de novembro, em conjunto com a 7ª reunião regional das águas balneares costeiras. Clique aqui para aceder à Agenda

A Jornada dos Açores 2020 realizou-se de forma digital no dia 9 de outubro, em conjunto com a 6ª reunião regional das águas balneares costeiras. Clique aqui para aceder à Agenda.

 

Para incentivar que nos Açores mais zonas balneares possam assegurar condições de acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada, é relevante promover a capacitação e sensibilização dos técnicos das entidades gestoras e ainda de diversas entidades que, a nível regional e local, colaboram na implementação do programa Praia Acessível, Praia para Todos! Assim, nos dias 16 e 17 de março de 2021 foi realizada a ação de formação “Praias Acessíveis nos Açores", com webinares de sensibilização e de capacitação, ministrado pela Accessible Portugal. Devido à situação pandémica a formação foi online.


Mais informação disponível na página https://proyectoabaco.itccanarias.org/