Investigação, Desenvolvimento e Inovação

A investigação e a inovação assumem um papel fundamental no desenvolvimento económico e social de qualquer região, relevando o seu decisivo impacto da resolução de alguns dos maiores desafios que as sociedades atuais enfrentam. O progresso científico e tecnológico assegura, igualmente, a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e garante a evolução positiva dos seus padrões de desenvolvimento pessoal e profissional.

A Região Autónoma dos Açores tem vindo a desenvolver o seu potencial em áreas científicas e tecnológicas específicas, decorrentes da sua localização geográfica e condições naturais, mas também das competências das suas unidades de investigação e das valências já existentes, em prol do desenvolvimento socioeconómico regional, mas também da sua projeção internacional.

No âmbito das suas competências, a DRCTD colabora na definição e implementação das políticas públicas  nas áreas da investigação, desenvolvimento e inovação e apoia a comunidade científica através de um conjunto alargado de subvenções públicas que abrangem, entre outros, o apoio a infraestruturas de investigação e desenvolvimento tecnológico, a projetos de I&D, em contexto académico ou empresarial, à promoção de redes e colaborações internacionais, à formação avançada.

Para o efeito, a DRCTD promove, regularmente, a abertura de concursos direcionados para diferentes setores da atividade científica e de desenvolvimento tecnológico, apoiando, também, iniciativas específicas de interesse estratégico para a Região. Neste contexto, tem vindo a apostar no caráter periódico, regular e previsível dos concursos e financiamentos, por forma a garantir maior estabilidade ao sistema. 

No âmbito do complexo ecossistema científico e de inovação, no qual intervém e interagem múltiplos atores da quádrupla hélice, a DRCTD tem vindo a conceder particular enfoque à promoção da investigação aplicada e da capacidade de materialização dos resultados de I&D em inovação, mediante a sua valorização económica, a transferência e a cocriação de conhecimentos e tecnologias, em especial direcionados para o desenvolvimento de novos processos, produtos e serviços, com vista à promoção de uma cultura de inovação, empreendedorismo e competitividade.