Divulgação e cultura científica

Os benefícios do envolvimento da Ciência com a sociedade simbolizam uma relação simbiótica, isto é, com vantagens para os dois lados. Sempre que os investigadores divulgam o seu conhecimento, e assim que a sociedade consegue entender os processos científicos, é potenciado o impacto da investigação científica.

Esta interação é muito relevante, pois alarga os horizontes da investigação e pode, inclusive, promover o surgimento de novas ideias. Por outro lado, a transmissão de uma cultura científica desde tenra idade aumenta a apetência dos jovens pela investigação científica e facilita percursos científicos de sucesso.

Compete à DRCTD, entre outras, a missão de promover a cultura científica na sociedade açoriana, para todos os públicos, mas em especial juntos dos mais jovens e da população escolar. Investimos na divulgação do conhecimento científico, no desenvolvimento do ensino experimental e na valorização de uma educação com sólidos alicerces na Ciência. Neste sentido, dinamizamos programas de ensino experimental das ciências no ensino básico e secundário, organizamos campanhas de divulgação científica dirigidas ao público em geral e asseguramos o financiamento da Rede de Centros de Ciência dos Açores - RECCA.

Periodicamente, a DRCTD assegura também apoios financeiros a atividades de divulgação e cultura científica promovidas por indivíduos ou organizações.