Telefone:
Fax:

Pedro Manuel Mendonça das Neves Diretor Regional dos Assuntos do Mar
Nota Biográfica

O capitão-de-fragata Pedro Manuel Mendonça das Neves nasceu em Lisboa, em 20 de julho de 1971. É licenciado em Ciências Militares Navais, pela Escola Naval. Frequentou a pós-graduação em Ecologia, Gestão e Modelação dos Recursos Marinhos, no Instituto Superior Técnico. Efetuou a segunda pós-graduação em Gestão do Transporte Marítimo e Gestão Portuária, pela Lisbon School of Economics & Management, antigo Instituto Superior de Economia e Gestão.

 

Especializou-se em Comunicações, na Escola de Tecnologias Navais, em 2004. Frequentou o Curso de Promoção a Oficial Superior, no Instituto de Estudos Superiores Militares.

 

Desempenhou as funções de Chefe da Divisão de Recursos Humanos, da Direção de Apoio, do Instituto Hidrográfico, desde 1 de outubro de 2017 até 3 de dezembro de 2020.

 

Foi sócio-gerente da empresa Mendonça das Neves, Sociedade Unipessoal Limitada aka PEGASUS – Azores Superyacht Services. Iniciou as funções de gerência a 9 de março de 2016, tendo cessado em dezembro de 2020.

 

Exerceu as funções de Chefe da Seção de Planeamento, do Gabinete de Planeamento e Programação Escolar, da Direção de Ensino, do Instituto de Estudos Superiores Militares, desde março de 2013 a setembro de 2015.

De 10 de agosto de 2007 a 7 de fevereiro de 2013 desempenhou as funções de Diretor da Estação Radionaval da Horta.

 

De março de 2009 a janeiro de 2013 desempenhou as funções de docência no Departamento de Oceanografia e Pescas, da Universidade dos Açores, no Curso de Especialização Tecnológica (CET) de Operador Marítimo-Turístico, da cadeira de Comunicações, no âmbito do Serviço Móvel Marítimo.

 

Exerceu as funções de Coordenador Técnico-Pedagógico, do Centro de Formação de Náutica de Recreio do Clube Naval da Horta, de março de 2008 a abril de 2017.

 

Efetuou uma curta comissão no Centro de Instrução de Tática Naval, desde março de 2007 a agosto de 2007.

 

Esteve embarcado como oficial de guarnição em várias unidades navais, desde outubro de 1995 a setembro de 2006. A destacar o comando do N.R.P. “PÉGASO” e as missões na Zona Marítima da Região Autónoma dos Açores, a bordo do N.R.P. ”JACINTO CÂNDIDO”.

 

Para além das comissões de embarque foi oficial no Centro de Salvamento Marítimo de Lisboa (Maritime Rescue Coordinator Center – MRCC) e no Comando Naval, durante dois anos.