Reserva da Biosfera do Corvo

Características
A ilha do Corvo apresenta um comprimento máximo de 6,3 km, segundo N-S, e uma largura de cerca de 4 km, segundo E-W.
Cobre presentemente uma superfície total de 17,12 km2, com uma clara assimetria na sua configuração relativamente ao posicionamento da caldeira do vulcão central, que evidencia um claro predomínio duma erosão marinha de direcção NW e oeste.
 Pela extrapolação das dimensões da caldeira e a análise das imponentes arribas oeste e norte, poder-se-á estimar uma área da ordem dos 28 km2 para a configurarão inicial da ilha do Corvo, anterior a uma actuação mais intensa dos processos erosivos marinhos.
Aquela assimetria está bem patente nos perfis N-S, E-W e NE-SW da ilha, com os flancos NW e oeste do vulcão central bastante abruptos e em claro contraste com os flancos leste e sul, de declives mais suaves e que se apresentam recortados por uma rede de drenagem de padrão radial centrífugo, localmente condicionado por falhas radiais que afectam o vulcão central. A erosão marinha afectou sobretudo aqueles sectores onde existem os depósitos piroclásticos mais significativos da ilha. Importantes movimentos de massa contribuam, igualmente, para o recuo daquelas arribas, eventualmente em conjugação com algum controle de natureza tectónica.
A ilha do Corvo é morfologicamente dominada pelo seu vulcão central, com um diâmetro médio de 5 km ao nível do mar, no topo do qual existe uma caldeira de subsidência elíptica, com uma profundidade máxima da ordem dos 300 m. É no bordo sul deste vulcão que se encontra o ponto mais elevado da ilha, o Estreitinho, com 718 metros
Ecossistemas
A ilha do Corvo apresenta uma grande diversidade paisagística, com destaque para o Caldeirão, paisagem muito particular e bastante típica em termos geomorfológicos, formada por uma vasta caldeira vulcânica. A caldeira do Caldeirão constitui uma depressão fechada, no fundo da qual se formaram duas lagoas, alimentadas pela água das chuvas, pela água acumulada nos espessos tufos de musgão (turfeiras) existentes nas vertentes viradas a norte da referida estrutura e pela condensação da humidade atmosférica. É de salientar que as maiores e mais antigas turfeiras do país existem apenas nas ilhas do Corvo e Flores. Para além de constituírem um refúgio de espécies endémicas, são uma fonte de suporte hídrico dessas ilhas.
Espécies
A ilha do Corvo tem uma significativa riqueza de flora terrestre endémica, registando-se 95 endemismos, dos quais 59 são endemismos do arquipélago dos Açores, 19 são endemismos da Macaronésia e 17 endemismos da Europa. Também se encontram invertebrados endémicos que conferem a esta ilha uma riqueza particular. 
 Em termos de artrópodes terrestres estão registados 24 endemismos dos Açores e 6 endemismos da Macaronésia. Quanto a moluscos terrestres registam-se 6 endemismos (5 dos Açores e um da Macaronésia). Em termos de avifauna estão registadas 8 subespécies endémicas dos Açores e 1 subespécie endémica da Macaronésia. Apresenta áreas de importância internacional por nidificarem importantes espécies de aves sendo muitas delas constantes no Anexo I da Directiva Aves. Dada a sua posição geográfica, localizada sobre a placa tectónica americana (tal como a ilha das Flores) situando-se quase a igual distância da Península Ibérica e da Terra Nova. Por este facto aparecem na ilha, com frequência, aves migradoras acidentais oriundas da América do Norte e do Árctico.
Estas aves encontram na ilha do Corvo condições para descansar e se alimentar. Para completar a riqueza de endemismos que a ilha do Corvo apresenta salienta-se também a existência de duas espécies de morcego, uma endémica dos Açores e outra da Macaronésia.