RSS Notas Informativas

null Comunicado da Autoridade de Saúde Regional

27 de Julho 2021 - Publicado há 975 dias, 6 horas e 47 minutos
Comunicado da Autoridade de Saúde Regional
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Saúde e Desporto

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 43 novos casos positivos de covid-19, sendo 29 em São Miguel, 11 na Terceira, dois em São Jorge e um no Pico, decorrentes de 2.123 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região.

Em São Miguel, cinco dos novos casos correspondem a viajantes: três são residentes, um da freguesia da Ribeirinha, concelho da Ribeira Grande, e outro da freguesia de Nossa Senhora do Rosário, concelho da Lagoa, com resultados positivos ao 6.º dia, e ainda um da freguesia de São Pedro, concelho de Vila Franca do Campo, com resultado positivo à chegada. Dois são não residentes,  um é tripulante de um navio que se encontra a fazer escala em Ponta Delgada e outro, na freguesia de Santa Cruz, concelho da Lagoa, obteve resultado positivo ao 6.º dia. Os restantes correspondem a transmissão comunitária. Por concelhos, na Lagoa há seis novos casos, no concelho de Ponta Delgada foram registados 16 novos casos, no concelho de Vila Franca do Campo há um novo caso e no concelho da Ribeira Grande há seis novos casos.

Na Terceira, um dos casos reporta-se a um viajante, residente, que apresentou sintomatologia, após a realização de teste de 6.º dia negativo. Todos os restantes casos correspondem a transmissão comunitária. Assim, no concelho de Angra do Heroísmo foram registados dois novos casos e no concelho da Praia da Vitória há seis novos casos.

No Pico, o caso agora diagnosticado resulta de uma viagem ao exterior da Região e originou uma nova cadeia de transmissão local primária na Madalena.

Em São Jorge, um dos casos diagnosticados corresponde a um indivíduo com viagem ao exterior da Região, originando nova cadeia de transmissão local primária em Velas, na qual se integra o outro caso também agora diagnosticado (conferir o quadro de positivos para todo o arquipélago no Anexo 1).

Também nas últimas 24 horas foram registadas 66 recuperações (conferir o quadro de recuperações para todo o arquipélago no Anexo 2).

À data de hoje estão internados 18 doentes, sendo 10 no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada (com dois em UCI), sete no Hospital de Santo Espírito, em Angra do Heroísmo (com um em UCI) e um no Hospital da Horta.

O caso positivo identificado no comunicado do dia de ontem, na freguesia da Fajã de Cima, concelho de Ponta Delgada, apresentou documentação comprovativa de uma infeção anterior e respetiva recuperação, deixando por este motivo de contar como caso ativo.

O arquipélago conta presentemente com 523 casos positivos ativos, sendo 324 em São Miguel, 169 na Terceira, 11 no Pico, três nas Flores, cinco no Faial, seis em São Jorge, três na Graciosa e dois em Santa Maria.

Com o aparecimento de duas novas cadeias de transmissão local primária nas últimas 24 horas, são agora cinco as cadeias ativas no arquipélago, sendo duas no Pico, uma no Faial, uma Pico/Flores e uma em São Jorge. Até ao presente foram extintas 218 em todas as ilhas. Em vigilância ativa estão hoje 2.005 pessoas.  

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 7.420 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 6.712 pessoas. Faleceram 37, saíram do arquipélago 85 e 63 apresentaram prova de cura anterior. Até ao presente realizaram-se 631.350 análises para despiste do vírus SARS-CoV-2, que causa doença covid-19.

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 8 de julho, foram administradas nos Açores 250.705 doses de vacinas contra a covid-19, havendo 129.190 pessoas com, pelo menos, uma dose (53,21% da população) e 121.515 pessoas com vacinação completa (50,05%), no âmbito do Plano Regional de Vacinação.

 Anexo 1 

TOTAL POSITIVOS

Distribuição geográfica 

Nº Casos 

Ilha de São Jorge 

2 

Velas 

2 

Velas (São Jorge) 

2 

Ilha de São Miguel 

29 

Lagoa 

6 

Lagoa (Nossa Senhora do Rosário) 

3 

Lagoa (Santa Cruz) 

3 

Ponta Delgada 

16 

Ponta Delgada (São José) 

2 

Rosto do Cão (Livramento) 

9 

Fajã de Baixo 

1 

Relva 

4 

Ribeira Grande 

6 

Calhetas 

1 

Rabo de Peixe 

2 

Ribeirinha 

3 

Vila Franca do Campo 

1 

Vila Franca do Campo (São Pedro) 

1 

Ilha do Pico 

1 

Madalena 

1 

Criação Velha 

1 

Ilha Terceira 

11 

Angra do Heroísmo 

6 

Angra (Nossa Senhora da Conceição) 

1 

Angra (Santa Luzia) 

2 

São Mateus da Calheta 

1 

Terra Chã 

1 

Porto Judeu 

1 

Praia da Vitória 

5 

Cabo da Praia 

1 

Lajes 

2 

São Brás 

1 

Praia da Vitória (Santa Cruz) 

1 

Total Geral 

43 

Anexo 2 

RECUPERAÇÕES

Localização 

N.ª de Casos 

Ilha de São Miguel 

57 

Ribeira Grande 

7 

Rabo de Peixe 

4 

Ribeira Grande (Matriz) 

1 

Fenais da Ajuda 

2 

Ponta Delgada 

24 

Arrifes 

4 

Capelas 

1 

Rosto do Cão (São Roque) 

7 

Rosto do Cão (Livramento) 

3 

Ginetes 

3 

São Vicente Ferreira 

1 

Feteiras 

1 

Santa Clara 

1 

Fajã de Cima 

1 

Ponta Delgada (São Sebastião) 

1 

Ponta Delgada (São Pedro) 

1 

Lagoa 

20 

Lagoa (Santa Cruz) 

10 

Lagoa (Nossa Senhora do Rosário) 

3 

Cabouco 

7 

Vila Franca do Campo 

6 

Vila Franca do Campo (São Pedro) 

1 

Ponta Garça 

4 

Vila Franca do Campo (São Miguel) 

1 

Ilha Terceira 

8 

Praia da Vitória 

6 

Lajes 

1 

Praia da Vitória (Santa Cruz) 

2 

São Brás 

1 

Biscoitos 

1 

Fontinhas 

1 

Angra do Heroísmo 

2 

Angra (São Pedro) 

2 

Ilha das Flores 

1 

Lajes das Flores 

1 

Lajes das Flores 

1 

Total Geral 

66