RSS Notas Informativas

null Governo dos Açores garante apoio a doentes deslocados em regime de internamento no norte do País

27 de Julho 2021 - Publicado há 1003 dias, 13 horas
Governo dos Açores garante apoio a doentes deslocados em regime de internamento no norte do País
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Saúde e Desporto

A Casa dos Açores do Norte vai receber anualmente do Governo Regional dos Açores um total de 20.167 euros, verba destinada a comparticipar o apoio desta instituição a utentes deslocados do Serviço Regional de Saúde com problemas de comportamentos aditivos e dependências, referenciados para tratamento em regime de internamento de longa duração.

Nesse sentido, o Secretário Regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, assinou na segunda-feira, em Angra do Heroísmo, um acordo de cooperação com o Presidente da Casa dos Açores do Norte, Ponciano Oliveira. Presente esteve também o Diretor Regional da Prevenção e Combate às Dependências, Pedro Fins.

Este projeto, destinado à redução de riscos e minimização de danos, ao tratamento e à reinserção da população com comportamentos aditivos e dependentes, enquadra-se na promoção de estilos de vida saudáveis e nos objetivos da estratégia regional para a promoção de estilos de vida saudável e prevenção de comportamentos de risco.

“Este acordo de cooperação reforça o pressuposto das parcerias institucionais para um melhor serviço público”, disse no final da cerimónia o Secretário Regional da Saúde e Desporto.

Clélio Meneses relevou a importância do mesmo na área das dependências, “uma área em que as pessoas que sofrem deste problema já estão numa situação de grande vulnerabilidade, para além de que, estando deslocados, essa vulnerabilidade é ainda mais intensa”.

O governante revelou ainda que o acordo contempla “o apoio psicossocial aos Açorianos que estão em comunidades terapêuticas sujeitos a tratamento, deslocados”, garantindo financiamento de despesas administrativas, comunicações, contratação de um psicólogo clínico e de uma assistente social, apoio a situações de utentes em emergências sociais, atividades com os doentes e deslocações para as visitas aos utentes em regime de internamento.