RSS Notas Informativas

null Vice-Presidência promove conferência sobre as Festas do Senhor Santo Cristo nos Açores e nas Comunidades

6 de Maio 2021 - Publicado há 1078 dias, 22 horas e 20 minutos
Vice-Presidência promove conferência sobre as Festas do Senhor Santo Cristo nos Açores e nas Comunidades
location Angra do Heroísmo

Vice-Presidência do Governo Regional

A Vice-Presidência do Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, promove no domingo, 9 de maio, pelas 18h00, uma sessão ‘online’ sobre “As Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres nos Açores e nas Comunidades”.

A realização desta iniciativa visa dar a conhecer a celebração das festas em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres nos Açores e na diáspora Açoriana, designadamente, no Brasil, Bermuda, Canadá e Estados Unidos da América.

Este evento inicia-se com uma breve conferência pelo Padre Hélio Soares, sobre a origem e a evolução do culto em Ponta Delgada, que inclui o pré-lançamento do livro da sua autoria “O Mosteiro de Nossa Senhora da Esperança: o património em diálogo com a sociedade”.

A conferência será complementada com o testemunho online de responsáveis organizativos de outras festas em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres que decorreriam também este fim-de-semana na Bermuda, Nova Inglaterra, Ontário e Rio de Janeiro.

A sessão, que será transmitida em direto na página oficial de Facebook da Direção Regional das Comunidades, conta com a moderação do Diretor Regional José Andrade e terá uma duração de 60 minutos.

As Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, que se realizam desde 1700, atraem a Ponta Delgada milhares de peregrinos de todo o país e da diáspora açoriana. Pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia, não se realizam no formato habitual e, por isso, esta sessão virtual pretende minimizar a impossibilidade presencial.

Pela mesma razão, a Direção Regional das Comunidades e a Associação dos Fotógrafos Amadores dos Açores apresentam, a partir do dia 7 de maio, nas respetivas páginas na rede social Facebook, o slide “FésTividades”, composto por imagens representativas das Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres realizadas em Ponta Delgada durante os últimos anos.