RSS Notas Informativas

null Comunicado da Autoridade de Saúde Regional

6 de Maio 2021 - Publicado há 1079 dias, 4 horas e 44 minutos
Comunicado da Autoridade de Saúde Regional
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Saúde e Desporto

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 17 novos casos positivos de covid-19, todos em São Miguel, resultantes de 1.992 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região.

No concelho de Ponta Delgada foram registados sete novos casos (seis nas Capelas e um nos Arrifes). No concelho da Ribeira Grande há dois novos casos (um em Rabo de Peixe e um nos Fenais da Ajuda). No concelho da Lagoa há um novo caso, no Rosário, e no concelho de Vila Franca do Campo foram registados sete novos casos (dois em Ponta Garça, dois em Água de Alto, um em São Miguel e um em São Pedro). Todos os casos referentes à ilha de São Miguel foram registados em contexto de transmissão comunitária. 

Em igual período foram registadas 31 recuperações (ver quadro no final), e estão presentemente 831 pessoas em vigilância ativa.

Estão internados sete doentes, sendo seis no Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada e um no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira. Não há hoje registo de doentes em cuidados intensivos. 

À data de hoje a Região conta com 174 casos positivos ativos, sendo 165 em São Miguel, seis nas Flores, dois em Santa Maria e um na Terceira. 

Desde o início da pandemia foram diagnosticados 4.981 casos positivos de covid-19 nos Açores, tendo recuperado da doença 4.654 pessoas. Faleceram 31, saíram do arquipélago 79 e 43 apresentaram prova de cura anterior. Os Açores contam com uma cadeia ativa, nas Flores e foram já extintas 201.

Até ao presente realizaram-se no arquipélago 456.239 análises para despiste do vírus SARS-CoV-2, que causa doença covid-19. A ilha de São Miguel encontra-se em Estado de Calamidade Pública, com todos os concelhos em nível de Alto Risco. As restantes ilhas estão em situação de Alerta, com os respetivos concelhos em nível de Muito Baixo Risco. Mais informações podem ser obtidas online em: https://covid19.azores.gov.pt/ e na página de Facebook da Direção Regional da Saúde: https://www.facebook.com/DirecaoSaudeAcores   

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 29 de abril, foram administradas nos Açores 79.589 doses de vacina contra a covid-19, correspondentes a 56.419 pessoas com 15 ou mais anos, com a primeira dose (27,85% taxa de cobertura), e 23.170 pessoas com ambas as doses (11,44% de taxa de cobertura), no âmbito do Plano Regional de Vacinação.

RECUPERAÇÕES:

Distribuição Geográfica 

N.º de Casos 

Ilha de São Miguel 

31 

Lagoa 

Lagoa (Nossa Senhora do Rosário) 

Lagoa (Santa Cruz) 

Cabouco  

Água de Pau 

Ponta Delgada 

Fajã de Cima 

Ponta Delgada (São José) 

São Vicente Ferreira 

Fenais da Luz 

Ribeira Grande 

Ribeira Seca 

Rabo de Peixe 

Ribeirinha 

Calhetas 

Vila Franca do Campo 

Ponta Garça 

Vila Franca do Campo (São Miguel) 

Vila Franca do Campo (São Pedro) 

Água de Alto 

Nordeste 

Nordeste 

Salga 

Total Geral 

31