RSS Notas Informativas

null Portos dos Açores inicia processo de contratação da obra de proteção de emergência do Porto das Lajes das Flores

28 de Março 2023 - Publicado há 366 dias, 7 horas e 10 minutos
Portos dos Açores inicia processo de contratação da obra de proteção de emergência do Porto das Lajes das Flores
location Ponta Delgada

Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas

A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas informa que na segunda-feira, em estrito cumprimento pelos requisitos e trâmites legais de contratação pública, a Portos dos Açores, S.A. enviou os convites para a apresentação de propostas no âmbito do procedimento conducente à contratação da empreitada de construção do molhe de emergência do Porto das Lajes das Flores.

Berta Cabral, Secretária Regional com a tutela da Mobilidade e das Obras Públicas, sublinha que “este processo é a prioridade” atual, acrescentando que é vontade do Governo “ter esta obra realizada o quanto antes, para dotar a ilha das Flores das melhores condições possíveis ao seu adequado abastecimento, até que se tenha a obra definitiva do porto em execução”.

O procedimento para a contratação da empreitada para o molhe de emergência tem um preço base de 6.200.000,00 euros (acrescido de IVA) e um prazo de execução de 135 dias.

Em outubro de 2019, o furacão Lorenzo destruiu o molhe de proteção do porto das Lajes das Flores, criando grandes dificuldades para a operacionalidade desta infraestrutura portuária, situação que foi seriamente agravada pelos efeitos e pelos estragos provocados da tempestade Efrain, em dezembro de 2022.

“Estamos numa situação limite nas Flores, com grandes dificuldades na agitação marítima dentro do porto, o que dificulta e, por vezes, impossibilita a operação dos navios nos processos de carga e descarga”, esclarece Berta Cabral.

A governante reforça que o Governo dos Açores “tudo tem feito para superar os obstáculos e as dificuldades, com acompanhamento permanente, fazendo levantamentos das necessidades e articulando todos os esforços necessários diretamente com os empresários, com as câmaras municipais e com a população local, para procurar assegurar o abastecimento da ilha por várias vias, dentro das possibilidades que as condições meteorológicas permitem”.

A obra de emergência a executar no porto das Lajes das Flores visa, fundamentalmente, a proteção da nova ponte-cais, contribuindo, ainda, para a mitigação dos efeitos da agitação marítima dentro da bacia.