23 de Janeiro 2023 - Publicado há 5 dias, 21 horas e 10 minutos
Governo dos Açores promove nova formação no âmbito do programa “Dos Zero aos Jogos Olímpicos”
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Saúde e Desporto

A Secretaria Regional da Saúde e Desporto, através da Direção Regional do Desporto, organiza e promove uma formação intitulada de “Aspetos Básicos e Técnicos Transversais a todas as Modalidades” inserida no programa “Dos Zero aos Jogos Olímpicos”, a qual vai ser proferida pelo Professor Doutor Carlos Neto e decorrerá nas ilhas de São Miguel e Faial, nos dias 13 e 14 de fevereiro de 2023, respetivamente.

No primeiro dia terá lugar no Pavilhão Sidónio Serpa (parte prática), em Ponta Delgada, e na sala/auditório da Escola Secundária Domingos Rebelo (parte teórica); e no segundo dia decorrerá no Pavilhão do Complexo Desportivo da Escola Secundária Manuel de Arriaga, na Horta.

Ambas em formato presencial e com horário previsto das 18h15 às 20h15.

Trata-se de uma iniciativa que se enquadra na visão da Direção Regional do Desporto no que concerne à continuidade do seu plano estratégico delineado para as camadas mais jovens, nomeadamente as crianças dos 6 aos 10 anos integradas no projeto “Escolinhas do Desporto”.

Pretende-se assim dar enfoque às atividades básicas e transversais a realizar com as crianças numa vertente prática e teórica através das quais os técnicos envolvidos terão oportunidade de observar e refletir sobre os conteúdos específicos para essas idades.

Esta é uma ação aberta ao público em geral, assumindo, no entanto, um papel particular e fundamental para todos os técnicos que integram os projetos “Escolinhas do Desporto”, “Atividades de Treino e Competição dos Escalões de Formação” e “Desporto Adaptado.

A formação “Aspetos Básicos e Técnicos Transversais a todas as Modalidades” é acreditada em 0,4 créditos pelo Instituto Português do Desporto e Juventude – IPDJ, exclusivamente para os treinadores de desporto, sendo que os outros formandos terão direito a um certificado de participação.

Assim, todos os interessados podem inscrever-se através do link Formulário de Inscrição de Formação Contínua, até ao próximo dia 8 de fevereiro do corrente ano.

Carlos Neto é especialista em motricidade humana, área da brincadeira e do jogo e da sua importância para as crianças, professor catedrático da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, e autor do reconhecido livro “Libertem as Crianças”.

Recorde-se que o programa “Dos Zero aos Jogos Olímpicos” pretende promover a estimulação motora precoce, no sentido de proporcionar ferramentas e condições para que as crianças possam desde tenra idade vivenciar e experienciar situações que lhes permitam ser mais capazes, autónomas, predispostas e desenvolvidas do ponto de vista motor e emocional.

Pretende ainda criar condições para que as crianças e jovens possam ter processos de desenvolvimento harmoniosos e consentâneos com os seus estados de maturação.

Assegurar uma população infantojuvenil competente do ponto de vista motor, social e emocional, alicerçados num conjunto vasto de experiências que vão sendo integradas de forma consistente.

Outro objetivo é a promoção de atletas com recursos motores de excelência, complementadas com vivências desportivas ricas e vastas. De igual modo pretende criar condições para o aparecimento de um número cada vez mais elevado de atletas com desempenhos desportivos de excelência, em termos nacionais e internacionais.

Este programa divide-se em seis projetos: Dos 0 aos 3 anos – Estimulação Motora Precoce; dos 3 aos 6 anos – Escolinhas da Motricidade; dos 6 aos 10 anos – Escolinhas do Desporto; dos 8 aos 18 anos – ATCEF – Atividades de Treino e Competição dos Escalões de Formação, o Alto Rendimento – TOPO e Programa AÇORES ATIVOS – programa regional de desporto para todos.

© Governo dos Açores | Fotos: DRD

Partilhar