29 de Novembro 2022 - Publicado há 485 dias, 12 horas e 4 minutos
Açores querem continuar a “liderar pelo exemplo” na transição energética, diz José Manuel Bolieiro na Graciosa
location Santa Cruz da Graciosa

Presidência do Governo Regional

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, sublinhou na noite de segunda-feira que os Açores querem continuar a “liderar pelo exemplo” no campo da transição energética, sendo a ilha Graciosa, que recebe por estes dias a visita estatutária do Executivo, um bom exemplo.

“Não deixaremos de reivindicar ajuda à nossa sustentabilidade e evidenciar, com prestígio próprio, o nosso estatuto, a nossa atitude pelo desenvolvimento sustentável. Não é por acaso que como destino turístico somos o primeiro arquipélago certificado como sustentável. Queremos no presente e no futuro continuar a liderar pelo exemplo nesta transição energética”, sustentou o governante.

José Manuel Bolieiro falava no Fórum Autonómico, realizado em Santa Cruz da Graciosa e que teve o engenheiro Luís Reis, da Axians Portugal, como orador convidado, numa sessão dedicada precisamente aos desafios da transição energética.

O Presidente do Governo sustentou que “nunca a história dos Açores e dos açorianos foi tão projetada no futuro do planeta”, procurando atualmente a globalidade do planeta não exaurir os seus recursos naturais.

“A estada nos Açores foi sempre amiga da natureza. Nunca maltratámos o ambiente e a natureza, adaptámo-nos e fomos capazes de viver com ela de forma respeitosa. Fomos um laboratório de futuro”, sinalizou.

Num plano mais global, José Manuel Bolieiro deixou palavras de incentivo para a Graciosa e os graciosenses, lembrando, por exemplo, a “capacidade produtiva”, de “com tão pouco fazer tanto”, tendo destacado, entre outros, a variedade agroalimentar ou o potencial turístico, e reconhecendo a necessidade de se implementares políticas públicas auxiliares de apoio a este valor.

“Se calhar um quarto de século foi perdido. Vamos continuar a trabalhar para o próximo quarto de seculo ser potenciador neste campo”, sustentou.

No campo turístico, realçou ser possível “crescer mais” nos Açores e na Graciosa, mas o essencial é “aumentar o rendimento” de toda a cadeia, do investidor ao produtor, passando naturalmente pelo trabalhador.

Antes do Fórum Autonómico, o Executivo reuniu-se com o Conselho de Ilha, tendo o governante anunciado no final da reunião que a Ilhas de Valor será mandatada para alienar ou concessionar o hotel na Graciosa explorado pelo Governo, tal como irá suceder com a unidade nas Flores.

O tema das acessibilidades, depois do “melhor verão de sempre na ilha”, foi um dos destaques do encontro, tendo também sido abordadas matérias, por exemplo, referentes à Saúde e Educação.

Hoje, no segundo e último dia de visita estatutária à Graciosa, o Governo dos Açores visita a Santa Casa da Misericórdia da Praia, para além de estar agendada uma reunião do Conselho do Governo.

© Governo dos Açores | Fotos: MM

Partilhar