26 de Novembro 2022 - Publicado há 511 dias, 2 horas e 54 minutos
Engenheiro Luís Reis é o orador convidado do Fórum Autonómico da Graciosa, dedicado à Transição Energética
location Ponta Delgada

Presidência do Governo Regional

O engenheiro Luís Reis é o orador convidado do Fórum Autonómico a realizar na ilha da Graciosa, na próxima segunda-feira, dia 28, pelas 20h30, na Biblioteca Municipal de Santa Cruz. O responsável vai proferir uma intervenção sobre a Transição Energética, realizando-se o Fórum, como habitual, a propósito da visita estatutária do Governo Regional dos Açores.

Luís Reis é licenciado em Engenharia Química pré-Bolonha e mestre em Engenharia e Gestão de Tecnologia e desde abril deste ano é Senior Manager | Lead for Transport, Mobility and Smart Territories, na Axians Portugal, com responsabilidades pelo desenvolvimento de novos negócios e lançamento de projetos disruptivos.

Com mais de 20 anos de experiência em tecnologia, indústria, mobilidade e transportes, com um perfil de especialista e pioneiro em novos conceitos e soluções de sustentabilidade e vida urbana, que resultaram em novos produtos e serviços e no desenho de políticas públicas e standards.

Em 1996/1997 iniciou o percurso profissional numa incubadora de empresas, o CPIN, com o desenvolvimento de planos de negócios e processos que levaram à criação e arranque de várias empresas de base tecnológica.

Na INTELI, um think-tank, criou em 1998 a Direção de Automóvel e Mobilidade, dedicada à consultoria empresarial e desenho de políticas públicas, foi igualmente, coordenador do Programa para a Mobilidade Elétrica em Portugal, MOBI.E.

No CEiiA, um centro de engenharia e desenvolvimento de produto e serviço, liderou a partir de 2005 a estratégia e desenho de negócios na mobilidade e energia, incluindo soluções inteligentes para gestão de mobilidade partilhada, mobilidade elétrica e eletrificação inteligente de frotas, ecossistemas MaaS e ambientes Carbono zero, na Europa e no Brasil.

Foi responsável pela criação do eMobility ICT Interoperability Innovation, eMI³, uma associação belga dos atores mais relevantes no mercado global da mobilidade elétrica e esteve na direção da Associação Portuguesa de Veículos Elétricos por dois mandatos como vice-presidente.

O Fórum Autonómico, que coincide com a visita estatutária do XIII Governo Regional dos Açores à Graciosa, tem percorrido as ilhas da região, e é um espaço de reflexão sobre a autonomia e desafios da mesma em diferentes áreas de intervenção, com impacto direto na sociedade, economia e bem-estar dos cidadãos açorianos.

© Governo dos Açores

Partilhar