23 de Novembro 2022 - Publicado há 513 dias, 21 horas e 31 minutos
Vice-Presidência do Governo inaugura Exposição Fotográfica “Testemunhos de Histórias de Superação”
location Angra do Heroísmo

Vice-Presidência do Governo Regional

A Vice-Presidência do Governo Regional, através da Direção Regional da Promoção da Igualdade e da Inclusão Social (DRPIIS) inaugura esta sexta-feira a Exposição de Fotografia “Testemunhos de Histórias de Superação” com assinatura do fotógrafo açoriano Luis Godinho.

A iniciativa, aberta ao público em geral, assinala o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres que se comemora anualmente, a 25 de novembro.

A exposição fotográfica pretende dar o seu enfoque na esperança e na resiliência, retratando em imagens a superação de mulheres açorianas que foram vítimas de violência, nomeadamente de violência doméstica, e que conseguiram sobreviver e superar o problema.

Este trabalho, que merece agora o olhar único de Luís Godinho, surge na sequência do trabalho realizado o ano passado pela DRPIIS em parceria com o Núcleo de Iniciativas de Prevenção e Combate à Violência Doméstica da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória e com a colaboração das Redes e Polos Locais de Prevenção e Combate à Violência Doméstica, por ocasião da efeméride, de recolha e divulgação nos jornais regionais de testemunhos, na primeira pessoa, de açorianas vítimas de violência de género.

Os testemunhos foram divulgados nos jornais Açoriano Oriental, Açores 9 e Correio dos Açores, de São Miguel, Diário Insular e Jornal da Praia, da Terceira, Tribuna das Ilhas e Jornal Incentivo do Faial, Ilha Maior e O Dever, do Pico e Jornal Ilha Graciosa.

Do programa, presidido pela Diretora Regional da Promoção da Igualdade e da Inclusão Social, Sandra Garcia, em representação do Vice-presidente do Governo Regional, Artur Lima, consta ainda um momento cultural, com poemas da Poeta Luísa Ribeiro e música a cargo do Trio Clássico composto por Elena Kharambura (violino), Antonella Barletta (piano) e Orest Grytsyuk (Violoncelo).

A exposição, que estará disponível ao público de 25 de novembro até 30 de dezembro do corrente ano, pode ser visitada na Capela do Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo, durante os dias de semana, das 9h00 às 17h00. Posteriormente a exposição, que se pretende itinerante, percorrerá outras ilhas do Arquipélago.

© Governo dos Açores | Fotos: VPGR

Partilhar