18 de Novembro 2022 - Publicado há 524 dias, 5 horas e 37 minutos
Inspeção Regional do Trabalho promove mais de 700 visitas a entidades do setor da hotelaria e restauração
location Ponta Delgada

Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego

A Inspeção Regional do Trabalho (IRT) promoveu 741 visitas inspetivas a diversas entidades do setor da hotelaria e restauração da região, entre 1 de janeiro e 15 de novembro do corrente ano, sendo que apenas 20 destas visitas inspetivas tiveram origem em denúncias ou reclamações.

Estes números demonstram que a esmagadora maioria das inspeções resultam da intervenção de iniciativa da própria IRT, por um lado, e, por outro, que o setor da hotelaria e restauração contribui de forma residual em termos de denúncias, sublinha a Inspeção Regional do Trabalho.

Na sequência das ações inspetivas promovidas pela IRT, já foram regularizados, voluntariamente pelos empregadores, 85% dos trabalhadores identificados em situação irregular na área da hotelaria e restauração, comprovando, também, que as intervenções de natureza pedagógica, inscritas no Plano de Atividades da IRT, são adequadas, face às circunstâncias.

A promoção de uma cultura de prevenção e de cumprimento da legislação laboral constitui, entre outros, um objetivo estratégico inscrito no Plano de Atividades da IRT, de modo a contribuir para o trabalho digno e, consequentemente, para o crescimento da produtividade das empresas.

Nesse sentido, e no cumprimento do objetivo de combate ao trabalho precário ilegal na Região, a Inspeção Regional do Trabalho tem vido a realizar inspeções a vários setores de atividade, tal como está programado no seu Plano de Atividades.

A IRT desenvolve a sua atividade no respeito pelo princípio da confidencialidade zelando sempre pelos direitos dos trabalhadores empregadores e demais entidades envolvidas e assegura que continuará a cumprir, escrupulosamente, os normativos legais a que está sujeita.

© Governo dos Açores

Partilhar