18 de Novembro 2022 - Publicado há 517 dias, 13 horas e 24 minutos
Emigração açoriana para o Havai evocada em Ponta Delgada
location Ponta Delgada

Direção Regional das Comunidades

O Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, promove o lançamento do livro “Mandem Saudades”, da autoria do jornalista Mário Augusto, na próxima quinta-feira, 24 de novembro, pelas 18h00, no Auditório da Freguesia de Santa Clara, no concelho de Ponta Delgada, ilha de São Miguel.

Para além de Mário Augusto, marcam presença nesta sessão o Diretor Institucional e do Arquivo da RTP, José Maria Lopes de Araújo, autor do prefácio, que fará a apresentação da obra, e o Diretor Regional das Comunidades, José Andrade.

A sessão inclui ainda a apresentação de um documentário sobre os portugueses no Havai, também da autoria de Mário Augusto, e é promovida em parceria com a Fundação Francisco Manuel dos Santos e com a Junta de Freguesia de Santa Clara, sendo de entrada livre para o público em geral.

O livro e o documentário contam a história dos portugueses, especialmente provenientes dos Açores e da Madeira, que fizeram a longa rota de emigração para o arquipélago do Havai, localizado no meio do Oceano Pacifico, do final do século XIX até 1913.

Durante esse período, cerca de 27 mil portugueses embarcaram nesta aventura à procura de melhores condições de vida, trabalhando nos campos de canas-de-açúcar, café, batata doce e fruta. 

A presença e as tradições portuguesas, algumas delas com origem nos Açores, são ainda hoje visíveis no quotidiano da sociedade havaiana, com a existência de instituições como a Portuguese Association of Maui, a Irmandade do Espírito Santo de Punchbowl ou a Portuguese Genealogical & Historical Society of Hawaii.

Reside atualmente no estado norte-americano do Havai uma considerável comunidade de descendentes açorianos, que ainda preserva as suas tradições na gastronomia, com o sweet bread e as hawaiian malasadas, ou na religiosidade, com o culto ao Divino Espírito Santo. 

© Governo dos Açores | Foto: DRCom

Partilhar