9 de Novembro 2022 - Publicado há 532 dias e 55 minutos
Conselho Mundial das Casas dos Açores comemora 25 anos no domingo
location Ponta Delgada

Direção Regional das Comunidades

O Conselho Mundial das Casas dos Açores comemora domingo os 25 anos da sua fundação, com uma sessão promovida pela Direção Regional das Comunidades na ilha do Faial.

O Presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro, preside às comemorações que decorrem na Pousada Forte da Horta, pelas 15h00.

A sessão realiza-se em regime misto, com a participação presencial ou virtual dos presidentes das 15 Casas dos Açores que se encontram associadas em Portugal, Brasil, Estados Unidos da América, Canadá, Uruguai e Bermuda, e será transmitida ‘online’ através da página oficial de Facebook da Direção Regional das Comunidades.

O Presidente do Governo estará acompanhado pela primeira e pelo atual titular da Direção Regional das Comunidades, Alzira Silva e José Andrade, e pelo novo presidente do Conselho Mundial das Casas dos Açores, Sérgio Luiz Ferreira, de Santa Catarina, Brasil, bem como pelo antigo presidente da Casa dos Açores do Algarve, Ruben Santos, em representação dos fundadores.

Estarão igualmente presentes os presidentes das Casas dos Açores de Lisboa, Delfina Porto; do Norte, Miguel Azevedo; da Nova Inglaterra, Francisco Viveiros; do Rio Grande do Sul, Viviane Peixoto Hunter; da Bermuda, Andrea Moniz-DeSouza; e da Madeira, Carlos Madruga da Costa.

As Casas dos Açores de Rio de Janeiro, Califórnia, Quebeque, São Paulo, Ontário, Winnipeg, Uruguai e Maranhão participam virtualmente nesta sessão, conduzida pelo jornalista Vasco Pernes, bem como a mais recente Casa dos Açores do Estado do Espírito Santo, inaugurada já em julho de 2022 no Brasil.

O Conselho Mundial das Casas dos Açores foi fundado a 13 de novembro de 1997, em reunião realizada na então Pousada de Santa Cruz, na cidade da Horta, com a participação das Casas dos Açores de Lisboa, Rio de Janeiro, Califórnia, Quebeque, Norte, São Paulo, Toronto, Nova Inglaterra, Algarve e Coimbra.

Este órgão, simbolicamente representativo da açorianidade no mundo, tem como objetivo desenvolver atividades que contribuam para a afirmação dos Açores e da sua diáspora, e para o incremento das relações sociais, culturais e económicas entre o arquipélago e as regiões de implantação das Casas dos Açores.

Com uma presidência rotativamente assumida entre os seus membros e atualmente exercida pela Casa dos Açores de Santa Catarina, este Conselho reúne anualmente em assembleia-geral presencial para, entre outras competências, debater a atividade e os desafios das Casas dos Açores, deliberar sobre a atribuição de medalhas de mérito ou apreciar as propostas de admissão de novos membros.

© Governo dos Açores | Fotos: DRCom

Partilhar