6 de Outubro 2022 - Publicado há 539 dias, 9 horas e 12 minutos
“Destino turístico sustentável tem sido o nosso grande objetivo e principal vetor de desenvolvimento estratégico”, diz Berta Cabral
location São Jorge

Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas

A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, discursou na abertura da primeira edição do “Azores Trails Fest”, na ilha de São Jorge, destacando o desempenho do turismo na região e o trajeto percorrido em termos de sustentabilidade.

“O turismo é o setor económico com maior transversalidade nos Açores e aquele que melhor e mais depressa pode contribuir para a criação de valor noutros setores”, frisou Berta Cabral.

A governante assegurou que “o pedestrianismo, com expoente máximo na rede oficial de percursos pedestres, tem sido um dos ex-libris” da região, e “potenciou o desenvolvimento de outras atividades”.

A responsável pela pasta do turismo relembrou que os Açores foram distinguidos, pelo terceiro ano consecutivo, como o “Melhor Destino de Turismo de Aventura da Europa” e que representarão Portugal na final europeia dos European Entreprise Promotion Awards, na categoria de “Apoio à Transição Sustentável”, com o projeto “Cartilha de Sustentabilidade dos Açores”.

“Somos um destino sustentável, onde não há turistas a mais, mas onde sabemos o que foi ter turistas a menos”, recordou a Secretária Regional.

“Não podemos confundir a árvore com a floresta, mas temos de trabalhar todos, em conjunto, para dispersar fluxos, diversificar pontos de visitação e criar condições para qualificar a oferta”, prosseguiu.

Na ocasião, Berta Cabral enalteceu o “exemplo de São Jorge”, congratulando a capacidade de revitalização da ilha e o “foco positivo no futuro” que o ‘trade’ jorgense demonstrou depois de um início de ano difícil e atípico.

O “Azores Trails Fest” é uma iniciativa organizada e promovida pela Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, através Direção Regional do Turismo, visando a valorização do turismo de natureza nos Açores e, em particular, da Rede Regional de Percursos Pedestres, numa ótica sustentável, de combate à sazonalidade e de qualificação da oferta.

© Governo dos Açores | Fotos: SRTMI

Partilhar