8 de Outubro 2022 - Publicado há 558 dias, 19 horas e 50 minutos
Academia Empreendedora promove “capacitação dos jovens para as competências do Século XXI”, afirma Maria João Carreiro
location Ponta Delgada

Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego

A Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego enalteceu esta sexta-feira o contributo da Academia Empreendedora – Escola de Líderes para a “capacitação das crianças e jovens açorianos para as competências do Século XXI”.

Segundo Maria João Carreiro, “este programa de formação para o empreendedorismo em ambiente escolar dá palco ao potencial humano existente nos Açores, otimizando as condições para o desenvolvimento de aptidões essenciais para a afirmação de um perfil empreendedor, como o pensamento crítico e a resolução de problemas, a criatividade e a inovação, a liderança e o espírito de equipa, a resiliência ou a comunicação digital”.

A governante falava na sessão de abertura da Academia Empreendedora 2022/2023, que decorreu no auditório da Escola Profissional da Praia da Vitória, ilha Terceira, onde esteve acompanhada pelo Diretor Regional da Juventude, Eládio Braga.

A Academia Empreendedora – Escola de Líderes é destinada a alunos do 1.º Ciclo ao Ensino Secundário, incluindo o Ensino Profissional e o Ensino Superior. Estão inscritas 27 escolas da região, envolvendo cerca de 1.000 alunos e cerca de 60 professores e técnicos.

Maria João Carreiro registou “com particular entusiasmo” a adesão de quatro instituições sociais à Academia (Kairós, Cáritas da Ilha Terceira, Casa de Povo de Água de Pau e APADIF), “o que faz deste um projeto verdadeiramente inclusivo e que estimula as aptidões de todos, independentemente das suas circunstâncias pessoais e sociais”.

A titular da pasta da Juventude adiantou que, pela primeira vez, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são integrados nos programas de formação de todos os ciclos de ensino, “na absoluta convicção da capacidade dos jovens para concretizar estes objetivos que visam a transformação social, económica e ambiental do Mundo”.

Ainda de acordo com a Secretária Regional, está a ser preparada a integração da Universidade dos Açores como parceira oficial da Academia, “com o objetivo de maximizar o propósito e o impacto deste programa junto do talento e da irreverência dos jovens estudantes universitários, ajudando-os a desenvolver o seu potencial empreendedor”.

As crianças e jovens vão desenvolver as suas ideias e projetos durante este ano letivo, acompanhados pelos professores e por uma equipa de líderes regionais em cada um dos 19 concelhos dos Açores, “jovens, esses, que se destacam pela sua atitude empreendedora e que, por isso, constituem um exemplo e uma inspiração para outras crianças e jovens”.

Em abril do próximo ano os participantes da Academia Empreendedora vão submeter os seus projetos à votação local, organizada pelas escolas e instituições aderentes, sendo que os vencedores vão depois apresentar e defender os seus projetos no i9.Açores, concurso regional de ideias inovadoras que decorre em junho na ilha de São Jorge.

“Esta nova edição da Academia Empreendedora, fortalecida na sua rede de parceiros e renovada nos líderes, vai, seguramente, promover conhecimento, criar sonhos, exercitar ambições, deixar sementes e inquietações nas nossas crianças e jovens, em linha com o compromisso do XIII Governo dos Açores com a juventude açoriana de integrar, acrescentar valor, despertar interesses e potenciar as suas capacidades e vocações”, afirmou Maria João Carreiro.

A Academia Empreendedora – Escola de Líderes, promovida pela Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, através da Direção Regional da Juventude, e na qual são investidos cerca de 93 mil euros, assenta em áreas temáticas como cidadania, empreendedorismo e empregabilidade, inovação, tecnologia e comunicação.

© Governo dos Açores | Foto: SRJQPE

Partilhar