7 de Outubro 2022 - Publicado há 538 dias, 12 horas e 20 minutos
Santa Maria recebe este fim de semana o Açores Bio22
location Ponta Delgada

Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural

O 2.º Fórum da Agropecuária Biológica dos Açores – Açores Bio22, marca presença na ilha de Santa Maria entre hoje e segunda-feira.

As atividades agendadas para estes dias são vastas e irão abranger dois grandes temas: a apicultura e as pastagens biodiversas, associadas à pecuária biológica, destinadas a produtores, apicultores, serviços e instituições públicas, comunidade escolar e público em geral.

As iniciativas terão início hoje na Escola Básica e Secundária de Santa Maria, com uma atividade dedicada às turmas do 3.º ciclo, onde se pretende dar a conhecer alguns conceitos da apicultura biológica, terminando com uma prova de mel.

Pelas 20h00 hoje decorrerá na Biblioteca Municipal de Vila do Porto as “Conversas Apícolas”, com os seguintes oradores: Dora Henriques – “Abelha Autóctone” e Ana Rita Lopes– “Doenças das abelhas dos Açores”, ambas do Instituto Politécnico de Bragança, César Medeiros – “Maneio apícola”, apicultor e colaborador da Cáritas da Ilha Terceira e Paula Vieira - Projeto “Abelha Amiga”, da Direção Regional de Agricultura. Esta iniciativa terá início com um momento de degustação de batidos e mel bio, para todos os participantes.

No sábado, pelas 9h00, o tema apicultura estará novamente em destaque com um bio roteiro apícola, incluindo visitas orientadas em apiários, à unidade de esterilização e moldagem de cera do SDASMA e à melaria da AgroMarienseCoop.

Já na noite desse mesmo dia está previsto, novamente na Biblioteca Municipal de Vila do Porto, um seminário intitulado “Pastagens Biodiversas e Pecuária Bio”, que contará com os seguintes oradores: Elizabeth Domingues – “O valor das Pastagens na produção de carne”, Unicol, Teresa Carita – “Pastagens resistentes à seca”, do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e António Soares - “Testemunho de um produtor de pastagens e bovinos em MPB da Terceira”.

Para domingo, está agendado, pelas 9h00, um bio roteiro dedicado às “Pastagens e Pecuária Bio”, com visitas orientadas a explorações agrícolas.

Por fim, na segunda-feira, encontra-se programada uma reunião de trabalho com entidades públicas e privadas da ilha de Santa Maria sobre o tema “Abelha Amiga e Plantas Melíferas”.

Pelas 20h00 dar-se-á início ao painel “À conversa com o Eng. Moniz da Ponte sobre plantas melíferas”, destinada ao público em geral. Esta iniciativa contará também com um momento de degustação de batidos e mel bio, para todos os participantes.

A participação em todas as iniciativas é gratuita, contudo a participação nos dois bio roteiros carece de inscrição prévia através do email: [email protected] ou do número de telefone: 292208800.

O Fórum da Agropecuária Biológica dos Açores é uma iniciativa conjunta do Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural e do Movimento Associativo do sector, representado pela Trybio, BioAzorica e Federação Agrícola dos Açores. Como parceiros locais na ilha de Santa Maria, juntam-se à iniciativa a Associação Agrícola de Santa Maria, a Cooperativa Agromariense coop, a Câmara Municipal de Vila do Porto, a Biblioteca Municipal de Vila do Porto e a Escola Básica e Secundária de Santa Maria.

© Governo dos Açores | Fotos: SRADR

Partilhar