6 de Outubro 2022 - Publicado há 538 dias, 21 horas e 27 minutos
Presidente do Governo desafia Portos dos Açores a estimular uns “Açores logísticos” que apoiem economia regional
location Ponta Delgada

Presidência do Governo Regional

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, esteve hoje presente numa sessão dedicada aos 100 Anos de Administração Portuária nos Açores, pedindo que a Portos dos Açores represente um pilar de potenciação de uma região “logística” e que ajude a economia do arquipélago e o “abastecimento de cada uma das ilhas e a expedição e exportação dos produtos” açorianos.

“Olhar o presente é planear as intervenções inteligentes da nossa economia e a capacidade produtiva de adaptarmos ou até acelerarmos as tendências, sublinhou o Presidente do Governo, dirigindo-se a dezenas de trabalhadores da empresa e representantes do setor.

A empresa pública Portos dos Açores assinalou 100 anos de administração portuária no arquipélago a 11 de outubro de 2021. No seu contexto atual, integra o setor público empresarial regional, e é sucessora das três antigas Juntas Autónomas dos Portos do arquipélago.

Empresas como esta, do setor público regional, “têm de estar ao serviço” dos empresários açorianos, não podendo funcionar como “barriga de aluguer de endividamento disfarçado”, antes devendo “auxiliar a competitividade” da economia regional.

“Conceitos de coesão e continuidade territorial não podem ser apenas palavras”, prosseguiu José Manuel Bolieiro.

E concretizou: “Importa criarmos opinião pública assumida para uma corresponsabilização da União Europeia quanto à densificação dos conceitos da continuidade e coesão territorial, com a eventual opção de um POSEI transportes”.

Depois da sessão do começo da manhã, tida numa unidade hoteleira de Ponta Delgada, o Presidente do Governo e os responsáveis da Portos dos Açores deslocaram-se até ao novo edifício dos Serviços Gerais da Portos dos Açores.

A acompanhar José Manuel Bolieiro esteve a Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral.

No total, a Portos dos Açores gere, na atualidade, um total de 21 infraestruturas portuárias – incluindo-se neste número não só 14 portos, mas também sete marinas ou núcleos de recreio náutico – por todas as ilhas da região, estando presente em 14 dos 19 concelhos açorianos e abarcando um efetivo de 280 trabalhadores.

O evento de hoje assinalou o fim do ano comemorativo deste 100.º aniversário.

© Governo dos Açores | Fotos: MM

Partilhar