20 de Setembro 2022 - Publicado há 578 dias, 1 horas e 19 minutos
Vice-Presidência do Governo promoveu seminário sobre prevenção universal de abusos sexuais de menores
location Angra do Heroísmo

Vice-Presidência do Governo Regional

A Vice-Presidência do Governo, através da Direção Regional para a Promoção da Igualdade e Inclusão Social, promoveu ontem, segunda-feira, um seminário subordinado à temática da prevenção universal de abusos sexuais de crianças e jovens. 

No evento, que decorreu na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, participaram diversas entidades públicas e parceiros regionais da Estratégia Regional de Prevenção e Combate ao Abuso Sexual de Crianças Jovens, designadamente a Direção Regional da Saúde, o Instituto de Segurança Social dos Açores, o Ministério Público, a Polícia Judiciária ou a Direção Geral de Inserção e Serviços Prisionais. 

Entre outras questões abordadas, refletiu-se sobre a prevenção primária do abuso sexual, foram partilhadas experiências e discutiram-se novas estratégias de intervenção. 

No debate, estiveram presentes o Procurador da República em representação da Procuradora Coordenadora do Ministério Público da Comarca dos Açores, Jorge Santos Azevedo, o Juiz Francisco de Siqueira em representação do Presidente do Tribunal Judicial da Comarca dos Açores, a Vogal do Instituto de Segurança Social dos Açores, Tânia Fonseca, o Diretor Regional da Saúde, Berto Cabral, a Professora do ISCTE-IUL, Rute Agulhas e o Professor da Universidade das Ilhas Baleares, Luís Ballester.

A sessão de abertura do seminário foi presidida pela Diretora Regional para a Promoção da Igualdade e Inclusão Social, Sandra Garcia, em representação do Vice-Presidente do Governo. 

A Estratégia Regional de Prevenção e Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Jovens tem protagonizado um processo de referência a nível nacional, em que a colaboração, compromisso e sinergias entre todos, garantem uma intervenção rápida e eficaz, em defesa do superior interesse das crianças e jovens.

© Governo dos Açores | Fotos: VPG

Partilhar