6 de Agosto 2022 - Publicado há 627 dias, 7 horas e 57 minutos
Comunicado da Autoridade de Saúde Regional
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Saúde e Desporto

Um homem português de 42 anos, turista, foi ontem confirmado laboratorialmente como o primeiro caso positivo de infeção nos Açores pelo vírus Monkeypox.

O caso foi detetado no concelho de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, tendo a Delegação de Saúde local, de imediato, tomado todos os procedimentos indicados neste âmbito.

O homem afirmou ter mantido contactos em Ponta Delgada, com familiares e com o companheiro, residente em São Miguel (testado nas últimas horas, com resultado negativo).

A ambos, a Delegação de Saúde de Ponta Delgada determinou isolamento domiciliário e distanciamento físico com outras pessoas, até à resolução de todas as lesões. 

O homem que testou positivo foi notificado do resultado a noite passada, mas informou ter já viajado, também ontem, de Ponta Delgada para o Porto, de onde em breve pensa regressar a Paris, cidade onde reside oficialmente e trabalha. 

Estava em São Miguel desde o dia 26 do passado mês de julho.

A Autoridade Regional de Saúde notificou de imediato as autoridades nacionais sobre o caso, para que estas o possam seguir no norte do país.

© Governo dos Açores

Partilhar