21 de Julho 2022 - Publicado há 638 dias, 15 horas e 3 minutos
Número de desempregados inscritos é o mais baixo dos últimos 12 anos nos Açores, revela IEFP 
location Ponta Delgada

Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego

De acordo com os dados divulgados esta quarta-feira pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), o número de desempregados inscritos é o mais baixo dos últimos 12 anos nos Açores. 

Segundo a informação estatística do IEFP, o Centro de Qualificação e Emprego da região registou, em junho, 5.978 inscritos o que corresponde a menos 572 desempregados, ou seja, uma redução de 8,73% em relação ao mês homólogo, mantendo a mesma tendência relativamente ao mês anterior. 

Os dados agora conhecidos demonstram que o desemprego tem diminuído de forma consistente nos Açores, desde o início de 2021. 

Esta redução do número de açorianos à procura de primeiro ou novo emprego não pode ser dissociada do aumento de novos postos de trabalho. 

Neste particular, merece destaque o número de colocações de emprego, ou seja, de resposta a ofertas de trabalho solicitadas pelas empresas. No espaço de um ano foram colocados no mercado de trabalho 2.674 açorianos.

Por outro lado, ao mesmo tempo que se regista uma redução no desemprego registado, verifica-se uma diminuição no número de pessoas em programas de inserção socioprofissional. 

Atualmente, há 3.636 açorianos em programas ocupacionais, valor mais baixo dos últimos sete anos, significando menos 1.587 ocupados, comparativamente a junho de 2021, na Região. 

Os dados do IEFP são positivos e resultam do novo modelo de políticas de qualificação e emprego na região que tem vindo a ser implementado pelo XIII Governo dos Açores. 

© Governo dos Açores

Partilhar