12 de Julho 2022 - Publicado há 652 dias, 15 horas e 38 minutos
Presidente do Governo diz que Açores são região segura para residentes e turistas
location Ponta Delgada

Presidência do Governo Regional

Presidente do Governo diz que Açores são região segura para residentes e turistas

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que a região é segura tanto para residentes como para turistas, deixando um “louvor a todas as forças de segurança” que contribuem para tal.

Falando aos jornalistas, em Ponta Delgada, no final de uma reunião do Gabinete Coordenador de Segurança da Região Autónoma dos Açores, o governante advogou não haver, na região, indicadores de “criminalidade violenta” que sejam “verdadeiramente assustadores”.

"Deixo um público louvor a todas as forças de segurança e a todas as instituições pelo excelente trabalho que têm desenvolvido, potenciando a mensagem clara de os Açores serem uma terra de segurança e de bom controlo, apesar do aumento da procura que se verifica pelo destino turístico açoriano", declarou.

De acordo com os dados obtidos na reunião, José Manuel Bolieiro sublinhou que "os picos de crescimento" de atividade criminosa nos Açores "têm a ver com a criminalidade ligada aos estupefacientes e também à informática".

E concretizou: "Reconhecemos que, no que diz respeito à criminalidade ligada aos estupefacientes e à informática, há um crescimento, embora não seja anormal no contexto nacional. Mas há um efetivo crescimento nesta matéria. É bom que possamos estar vigilantes e atentos naquelas que sejam as exigências de políticas públicas minimizadoras desse fenómeno".

O Presidente do Governo reiterou ainda ser necessária uma presença policial de proximidade e comportamentos pessoais e comunitários que garantam a menor existência de atividade criminosa.

"Os Açores têm uma estabilização no sentimento de segurança em geral. E, por isso, somos uma região com comportamentos no que diz respeito à criminalidade de perfeita sensação de segurança e de tranquilidade não só para residentes, como também enquanto destino turístico", concretizou.

A reunião teve como convidado o Comandante Operacional dos Açores, Tenente-General Morgado Baptista, e juntou responsáveis, por exemplo, da PSP, SEF, GNR ou Proteção Civil.

© Governo dos Açores | Fotos: MM

Partilhar