7 de Julho 2022 - Publicado há 650 dias, 22 horas e 30 minutos
Proteção Civil lança medidas de autoproteção para percursos pedestres
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Saúde e Desporto

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), em colaboração com a Direção Regional do Turismo (DRT) e inserido no projeto Alert4You – Turismo Seguro, elaborou um folheto relativo a medidas de autoproteção com informação para auxiliar e garantir a segurança dos locais e turistas que realizam percursos pedestres na Região.

O Presidente do SRPCBA, Eduardo Faria, salienta que o folheto inclui “medidas e conselhos simples para antes e durante o percurso, mas eficazes e que poderão fazer a diferença na segurança das pessoas”.

Em 2020 e 2021, o SRPCBA registou 90 ocorrências na área de busca e salvamento terrestre, sendo que uma parte está associada a pedidos de auxílio e socorro relacionados com percursos pedestres, “muitas vezes por pessoas que desconhecem as caraterísticas da área e grau de dificuldade, que se perdem por se desviarem do percurso assinalado, pelas condições meteorológicas adversas, quedas, entre outros motivos”, acrescenta.

Neste sentido, é aconselhado à população no conjunto de medidas a descarregar a aplicação do SRPCBA para ‘smartphones’ “Prociv Azores Alert4You”, uma vez que, em caso de emergência, se ligar 112, esta ferramenta poderá permitir um socorro mais rápido e eficaz, caso o perfil esteja previamente preenchido com os dados pessoais do utilizador. Por outro lado, é abordada a importância de o pedestrianista estar atento à sinalética do percurso, através dos postes numerados (de 500 em 500 metros) ao longo de toda a extensão dos percursos (Plano de Rápida Intervenção e Socorro – PRIS), porque permitirá acionar mais rapidamente e adequadamente os meios e acelerar a chegada da equipa de salvamento ao local, em caso de necessidade.

As medidas de autoproteção encontram-se disponíveis em português e foram traduzidas para inglês, espanhol, francês e alemão, estando divulgadas em formato físico, através da impressão de 50.000 panfletos que estão a ser distribuídos pela DRT ao setor do turismo da Região, e em formato digital, nomeadamente através da publicação nas redes socais e no portal do SRPCBA, podendo ser consultadas em https://www.prociv.azores.gov.pt/sensibilizacao/medidas-de-autoprotecao-informacao/.

Esta informação está a ser atualizada na aplicação “Prociv Azores Alert4You”, para estar acessível e disponível para consulta a qualquer momento.

© Governo dos Açores | Fotos: SRPCBA

Partilhar