6 de Julho 2022 - Publicado há 657 dias, 3 horas e 22 minutos
Presidente do Governo recebeu em audiência Ministro da Economia e do Mar
location Ponta Delgada

Presidência do Governo Regional

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, recebeu hoje em audiência, no Palácio de Sant’Ana, o Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, tendo abordado com o governante matérias como o conhecimento do mar ou a exploração espacial.

José Manuel Bolieiro apresentou a António Costa Silva entidades como o AIR CENTRE, na ilha Terceira, e abordou o trabalho dedicado ao estudo do mar, os radares meteorológicos na região ou a intenção de avançarum porto espacial em Santa Maria, que irá “conhecer o Espaço a partir da Terra”.

“Na componente terrestre e demográfica”, os Açores têm dimensão reduzida e ultraperiférica, mas no que diz respeito ao mar e espaço, a dimensão é maior e garante projeção “a Portugal inteiro na sua componente de integração europeia”, precisou o Presidente do Governo.

O governante acrescentou ainda que os Açores querem criar um centro de investigação na ilha do Faial, o Tecnopolo – Martec, e adquirir um novo navio científico, com recurso ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

José Manuel Bolieiro lembrou aos jornalistas que esteve presente na tomada de posse do atual Governo da República, em Lisboa, tendo então estabelecido contacto com o Ministro da Economia e do Mar para que “o mais rapidamente possível” houvesse uma reunião entre ambos, o que se verificou hoje, aproveitando uma visita à região de António Costa Silva no âmbito da GLEX SUMMIT.

© Governo dos Açores | Fotos: MM

Partilhar