28 de Junho 2022 - Publicado há 660 dias, 5 horas e 40 minutos
Governo dos Açores promove conferência internacional sobre desporto de natureza e desporto verde
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Saúde e Desporto

A Secretaria Regional da Saúde e Desporto, através da Direção Regional do Desporto, promove uma conferência internacional designada por “Outdoor Sports and Green Sport: a Discovery Journey”, que visa abordar temas em torno do desporto de natureza e do caminho a seguir ao encontro de mais e melhor  “desporto verde” e desporto ao ar livre.

Trata-se de uma iniciativa que terá lugar no auditório norte da Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, no dia 7 de julho, às 18h00, e que resulta de uma articulação direta com a “European Network of Outdoor Sports”, organização a nível europeu que visa representar os desportos ao ar livre a nível estratégico na Europa.

Também são parceiros desta iniciativa a Universidade dos Açores, a Direção Regional do Ambiente e das Alterações Climáticas e a Direção Regional do Turismo.

A conferência “Outdoor Sports and Green Sport: a Discovery Journey” tem como objetivos manter e expandir as oportunidades para os desportos de outdoor e para um desporto mais verde e enfatizar e reforçar os três segmentos da sustentabilidade no e através do desporto - integridade ambiental, vitalidade económica e estabilidade social.

Outro dos objetivos deste encontro é forjar parcerias fortes com as comunidades locais, incluindo entidades públicas e privadas; promover o diálogo entre diferentes atores e incentivar a discussão em como os desportos de outdoor podem contribuir para uma sociedade melhor.

Também é importante através desta conferência desenvolver conhecimento e relações, gerando benefícios de longo prazo; partilhar boas práticas e experiências e inspirar os outros para a ação.

É nesta perspetiva que os representantes das entidades envolvidas na conferência pretendem ainda reunir no sentido de explorar pontos de entendimento comuns e traçar um rumo a seguir em matérias como a promoção de estilos de vida saudável, sustentabilidade e conservação ambiental e o desporto de natureza como grande promotor do destino Açores. 

Este encontro traz aos Açores sete peritos convidados vindos da Irlanda do Norte, Inglaterra, Itália, Alemanha, Bulgária, França e Portugal, entre os quais a portuguesa Cristina Teixeira, técnica superior do Instituto Português do Desporto e Juventude – IPDJ e membro do grupo da Comissão Europeia sobre “desporto verde”, e é precedido pela ação “Azores Outdoor Sports” que se irá realizar também em Ponta Delgada entre 4 e 8 de julho, com enfoque no desporto ao ar livre e “desporto verde”.

© Governo dos Açores | Fotos: SRSD

Partilhar