22 de Junho 2022 - Publicado há 671 dias, 20 horas e 29 minutos
Governo Regional acolhe Cerimónia Nacional do Programa “Chave Verde” no Centro de Monitorização e Investigação da Furnas
location Ponta Delgada

Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática

O Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Alonso Miguel, presidiu na terça-feira à cerimónia nacional do programa “Chave Verde”, um galardão de reconhecimento internacional que premeia e fomenta a prática do turismo sustentável, que teve lugar no Centro de Monitorização e Investigação das Furnas.

Para Alonso Miguel, “é com enorme satisfação" que a região acolheu, "no belo concelho da Povoação, a 15.ª edição desta prestigiada cerimónia”.

O programa “Chave Verde” é um galardão de grande relevância, da responsabilidade da Foundation for Environmental Education (FEE), implementado em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), que pretende reconhecer os estabelecimentos e empreendimentos turísticos que incluem boas práticas ambientais e sociais na sua gestão diária, contribuindo para a preservação e valorização do património natural, promovendo, paralelamente, ações de educação ambiental para a sustentabilidade, que constituem, na realidade, objetivos estratégicos do Governo Regional do Açores.

O governante aproveitou a oportunidade para saudar e congratular todos os galardoados e agradecer “o empenho e o prestimoso contributo para o desenvolvimento sustentável da sociedade”.

Este ano, o programa galardoou 196 estabelecimentos turísticos, dos quais 16 na Região Autónoma dos Açores, 35 na Região Centro, 25 em Lisboa e Vale do Tejo, 24 no Algarve, 8 no Alentejo, 40 na Região Norte e 48 na Região Autónoma da Madeira.

O Secretário Regional lembrou as zonas classificadas e reconhecimentos atribuídos à Região, e o empenho deste executivo na promoção do conhecimento e valorização de áreas protegidas, habitat, geossítios e outros elementos de interesse ambiental, nomeadamente através da Rede de Centros de Interpretação Ambiental e de Trilhos Pedestres.

“Este património extraordinário, e também extremamente frágil, afirma-se cada vez mais como um importante produto turístico, bem como uma relevante ferramenta pedagógica, disponível para os estabelecimentos de ensino, visitantes e comunidade residente”, referiu o governante, lembrando o empenho constante desta Secretaria Regional na sua proteção e valorização.

Nos Açores, o Governo Regional e a ABAE têm cooperado em diversos programas de sensibilização fundamentais para o desenvolvimento sustentável para além do Chave Verde, como o Eco-Escolas, Jovens Repórteres para o Ambiente, EcoCampus, ECOXXI e Bandeira Azul, que fomentam a cidadania ativa, a sensibilização e a educação ambiental, as boas práticas ambientais, o envolvimento e a participação de entidades públicas e privadas.

Nesta ocasião, foi também renovada a parceria entre a Associação Bandeira Azul da Europa, representada pelo presidente, José Archer, e a Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, através da assinatura do protocolo de cooperação, reforçando o envolvimento de ambas as entidades nesta missão de proteção do ambiente, nomeadamente “do extraordinário património natural dos Açores e de Portugal", concluiu Alonso Miguel.

© Governo dos Açores | Fotos: JF

Partilhar