13 de Junho 2022 - Publicado há 675 dias, 19 horas e 41 minutos
Açores querem aprofundar relações transatlânticas com territórios vizinhos, garante Faria e Castro
location Praia, Cabo Verde

Subsecretário Regional da Presidência

O Subsecretário Regional da Presidência, Pedro de Faria e Castro, salientou hoje, na cidade da Praia, em Cabo Verde, a importância que o aprofundamento das relações transatlânticas tem para a Região Autónoma dos Açores.

“Acreditamos que a nossa dimensão atlântica, aliada à nossa posição geopolítica e geoestratégica, permite aos Açores e aos seus parceiros desenvolver novas visões e cooperações com outros países e territórios vizinhos, não só ao nível diplomático, mas também ao nível da investigação, da inovação, do desenvolvimento tecnológico, a par das tradicionais áreas socioeconómicas” afirmou o titular da pasta dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa.

Pedro de Faria e Castro, que participava na sessão de abertura das jornadas de apresentação dos projetos aprovados com Cabo Verde na segunda convocatória do programa INTERREG Mac 2014-2022, no âmbito do projeto estratégico Hexagone, considerou que esta oportunidade de se discutir a importância de projetos estratégicos para as regiões e países se afigura como “essencial por permitir o estreitamento de laços de cooperação cada vez mais fortes”.

Para o governante, a participação do Governo dos Açores neste evento em Cabo Verde constitui “um importante passo” para aprofundar as relações transatlânticas, porque partilham, em comum, o mesmo oceano, ou espaço da Macaronésia, mas também relações económicas e culturais.

“Esta dimensão transnacional, que se proporciona no encontro de hoje, é de maior importância para os parceiros do projeto e para melhoria das relações com os territórios vizinhos” disse ainda o Subsecretário Regional, sublinhando que para os Açores se configura como “essencial” o desenvolvimento contínuo de laços que potenciem a região como “região como região estratégica de Portugal e da União Europeia”.

O projeto Hexagone, integrado no Programa Operacional Madeira – Açores – Canárias (PO-MAC 2014-2020), visa a identificação, concertação e impulso de projetos com os países terceiros do programa, bem como o reforço e dinamização do conhecimento mútuo dos beneficiários do espaço de cooperação, uma melhor divulgação do programa e o desenvolvimento de uma plataforma para uma melhor articulação e concertação do Fundos FED-FEDER.

Para além dos arquipélagos europeus, conta com a participação de Cabo Verde, Senegal e Mauritânia, países terceiros geograficamente próximos.

© Governo dos Açores | Fotos: SSRP

Partilhar