9 de Junho 2022 - Publicado há 658 dias e 57 minutos
Atendimento público da Direção Regional das Comunidades passa a estar aberto sem pausas durante a semana
location Ponta Delgada

Presidência do Governo Regional

O serviço de atendimento público da Direção Regional das Comunidades, departamento sob a tutela da Presidência do Governo dos Açores, vai alargar o seu horário, passando também a estar aberto à hora de almoço.

Com esta atualização, com efeitos a partir do próximo dia 15 de junho, este serviço estará agora disponível de forma contínua das 09h00 às 16h30, de segunda a sexta-feira.

A Direção Regional das Comunidades disponibiliza o atendimento público aos seus utentes de forma permanente e presencial nas suas instalações nas ilhas do Faial, de São Miguel e Terceira. Em complemento, o departamento do Governo dos Açores com competências nas áreas da emigração, imigração e comunidades açorianas no exterior, presta também apoio diário através de atendimento telefónico.

Para além destas opções, os técnicos da Direção Regional das Comunidades deslocam-se periodicamente às restantes ilhas da região para dar apoio e informação a emigrantes, candidatos a emigrantes, regressados e imigrantes.

Ainda no âmbito do apoio a estes utentes, o Governo dos Açores disponibiliza o Guia do Migrante, uma plataforma que integra no mesmo espaço a ação pertinente das entidades públicas e associações no âmbito das atribuições relevantes com vista à plena integração dos imigrantes e que pode ser consultada e acedida em formato impresso, site ou app.

Em 2021, os gabinetes de atendimento público da Direção Regional das Comunidades realizaram um total de 9.540 atendimentos a cidadãos de 53 nacionalidades distintas, sendo que os assuntos mais procurados estiveram relacionados com pensões estrangeiras, renovação de passaportes, obtenção de nacionalidade/cidadania, vistos e tradução de documentos.

© Governo dos Açores | Foto: DRCom

Partilhar