12 de Maio 2022 - Publicado há 708 dias, 2 horas e 45 minutos
Diretores de órgãos de imprensa da diáspora norte-americana e canadiana de visita aos Açores
location Ponta Delgada

Presidência do Governo Regional

O Governo dos Açores promove uma visita de diretores de órgãos de comunicação social dos Estados Unidos e do Canadá à região, de 16 a 20 de maio, tendo como objetivo aprofundar o conhecimento da realidade atual da sociedade açoriana e estimular uma maior aproximação informativa entre as nove ilhas e a diáspora.

Esta iniciativa, organizada pela Direção Regional das Comunidades, conta com a participação de 13 diretores de órgãos de comunicação social que servem as maiores comunidades açorianas da América do Norte.

Dos Estados Unidos deslocam-se os representantes dos jornais Portuguese Times e O Jornal e das rádios Voz do Emigrante e WJFD, do Estado de Massachusetts, bem como o jornal Portuguese Tribune e a Televisão Portuguesa da Califórnia / Rádio Portuga USA, do Estado da Califórnia, e a SP Television, do Estado de New Jersey.

Do Canadá marcam presença os representantes do jornal Correio da Manhã Canadá, da Rádio CIRV e da Festival Português TV, da província do Ontário, e ainda do jornal A Voz de Portugal / Rádio Center-Ville / A Voz de Montreal TV, do jornal Lusopresse / LusaQ TV e da Montreal Magazine TV, da província do Quebeque.

A ilha Terceira será o primeiro ponto de paragem da comitiva, que será recebida pelo Vice-Presidente do Governo dos Açores, Artur Lima, no âmbito do acordo da Base das Lajes, e pelos presidentes das câmaras municipais de Angra do Heroísmo, Álamo Meneses, e da Praia da Vitória, Vânia Ferreira. Para além destes compromissos, os diretores dos órgãos de comunicação visitam o Rádio Clube de Angra e o Diário Insular.

No terceiro dia da deslocação, a 18 de maio, já em São Miguel, a comitiva apresenta cumprimentos ao Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, no Palácio de Sant’Ana. Durante a manhã, terão um encontro com o administrador da Diocese de Angra, Cónego Hélder Fonseca Mendes, sobre o Culto do Divino Espírito Santos nos Açores e, durante a tarde, encontram-se com os presidentes do Conselho Económico e Social dos Açores, Gualter Furtado, da Associação de Turismo dos Açores, Carlos Morais, e do Conselho de Administração do Grupo SATA, Luís Rodrigues.

No dia seguinte, depois da visita à RTP/Açores e à Câmara Municipal de Ponta Delgada, onde serão recebidos pelo presidente Pedro Nascimento Cabral, tem lugar o Encontro de Comunicação Social dos Açores e da América do Norte. 

Para o último dia do programa, 20 de maio, estão reservadas as visitas às instalações dos jornais Açoriano Oriental, Correio dos Açores e Diário dos Açores e uma deslocação à cidade da Ribeira Grande, para um encontro com o presidente da Câmara Municipal, Alexandre Gaudêncio, com passagens pela Praça do Emigrante e Associação dos Emigrantes Açorianos.

O grupo termina a visita com um encontro com o Reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, Cónego Adriano Borges, antes da abertura oficial das festas.

-

No âmbito da visita dos diretores de informação dos Estados Unidos e do Canadá à Região, a Direção Regional das Comunidades promove um encontro de trabalho da Comunicação Social dos Açores e da América do Norte.

O encontro tem lugar a 19 de maio, a partir das 16h00, na sala de reuniões do Palácio da Conceição, em Ponta Delgada, e pretende criar uma oportunidade de reflexão e debate sobre “Os Novos Desafios da Comunicação Transatlântica”.

O primeiro painel, intitulado “Da Imprensa à Internet”, terá como oradores iniciais Armando Mendes (Diário Insular), Diniz Borges (Portuguese Tribune), Eduardo Vieira (Correio da Manhã Canadá), Francisco Resendes (Portuguese Times), Osvaldo Cabral (Diário dos Açores) e Paulo Simões (Açoriano Oriental).

No segundo painel, dedicado à “Rádio e Televisão”, as comunicações iniciais estão a cargo de Carlos Brito (SPT Television), Bon Falcone (Festival Português TV), Norberto Aguiar (LusaQ TV), Paulina Arruda (Rádio WJFD), Pedro Ferreira (Rádio Clube de Angra) e Rui Goulart (RTP Açores).

Os dois painéis são seguidos de debates com a participação dos demais convidados dos Estados Unidos da América e do Canadá e dos responsáveis pelos órgãos de comunicação social sedeados na ilha de São Miguel. O Encontro será moderado pelo Diretor Regional das Comunidades, José Andrade.

© Governo dos Açores | Fotos: DRCom

Partilhar