29 de Abril 2022 - Publicado há 718 dias, 13 horas e 17 minutos
Promoção da cultura de segurança e saúde no trabalho deve envolver todos os intervenientes do mundo laboral, defende Maria João Carreiro
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego

A Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Maria João Carreiro, defendeu na quinta-feira um “compromisso” alargado entre todos os intervenientes no mundo laboral “com vista à promoção e implementação de uma verdadeira cultura de segurança, saúde e bem-estar” nos locais de trabalho.  

“A melhoria das condições nos locais de trabalho é um desígnio do Governo dos Açores e este é um trabalho que deve envolver trabalhadores e empregadores, não só na identificação e controlo dos riscos mas também no acompanhamento permanente e contínuo destas problemáticas dentro das organizações”, afirmou. 

A governante falava durante a sessão de abertura do seminário comemorativo do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, organizado pela Inspeção Regional do Trabalho (IRT), que decorreu no Teatro Angrense, na ilha Terceira.

Em 2021, no âmbito da atividade da IRT, foram realizadas cerca de 250 auditorias a empresas autorizadas à prestação de serviços de segurança no trabalho, bem como a empresas clientes das mesmas, abrangendo mais de 3.700 trabalhadores.  

Também no ano passado, foram realizadas cerca de 4.200 visitas de intervenção inspetiva, das quais 2.390 visaram o controlo do cumprimento das disposições legais em matéria de segurança e saúde no trabalho.  

Estas ações, explica a governante com a tutela da IRT, visaram, por um lado, “avaliar a qualidade dos serviços de segurança no trabalho assegurados aos trabalhadores” e, por outro, “dar às empresas uma oportunidade de melhoria de procedimentos”.  

Maria João Carreiro sublinha que, não obstante o “trabalho ainda a fazer para que o trabalho digno seja uma realidade para todos”, as ações de natureza pedagógica e preventiva “já se têm traduzido na melhoria das condições de trabalho, uma vez que os trabalhadores e empregadores estão mais capacitados e mais informados”. 

A Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego reafirmou, por isso, o “compromisso do Governo dos Açores de continuar a trabalhar com determinação e empenho para dinamizar o conhecimento, a prática e o cumprimento voluntário das normas técnicas e legais respeitantes à segurança e saúde no trabalho”.  

“Tenhamos todos a consciência de que o desenvolvimento económico e social dos Açores não pode estar dissociado de melhores condições de trabalho, que por sua vez se refletem numa maior produtividade das empresas e organizações”, concluiu.

O seminário comemorativo do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, transmitido no canal Youtube do Governo Regional dos Açores, abordou, entre outros, temas como o assédio moral, avaliação e prevenção de riscos nos setores da Construção, Comércio e Restauração.

© Governo dos Açores | Foto: SRJQPE

Partilhar