24 de Março 2022 - Publicado há 755 dias, 16 horas e 34 minutos
Secretaria Regional do Mar e das Pescas avalia estado do banco CONDOR
location Ponta Delgada

Secretaria Regional do Mar e Pescas

A Secretaria Regional do Mar e das Pescas, através da Direção Regional das Pescas, promoveu um encontro para a apresentação e discussão dos resultados obtidos pelos projetos desenvolvidos no banco CONDOR, com objetivos centrados na avaliação da variabilidade das abundâncias das espécies demersais no local, após a interdição da pesca destas espécies naquela zona desde 2010. 

No encontro estiveram presentes, para além dos departamentos governamentais, a Federação das Pescas dos Açores, a Associação de Produtores de Atum e Similares dos Açores, a Autoridade Marítima, a Associação de Armadores de Pesca Artesanal do Pico e o Okeanos.

Para o XIII Governo Regional dos Açores, a continuação da monitorização desta área é fundamental para aumentar o conhecimento sobre habitats de importância para a conservação bem como sobre as populações de espécies demersais, de alto valor comercial, sendo o banco CONDOR já reconhecido como exemplo a seguir na gestão dos restantes ecossistemas identificados nos montes submarinos no Mar dos Açores. 

A pertinência destes estudos é na atualidade mais premente dado os compromissos assumidos relativamente à proteção pretendida para o Mar dos Açores até 2023. 

“Destaca-se ainda a necessidade imperiosa de compreender todo o ecossistema, o que exige esforços de monitorização e investigação de longo prazo. São estes motivos que nos levam a manter o encerramento deste importante monte submarino com o apoio consensual de todo o setor, por forma a aumentar o conhecimento sobre a dinâmica e resiliência das populações demersais exploradas”, refere Manuel São João.

Segundo o Secretário Regional do Mar e das Pescas “impõe-se assim a necessidade de garantir o cumprimento do protocolado entre o IMAR e esta Secretaria para a concretização dos objetivos assumidos pelo Governo Regional”.

© Governo dos Açores | Foto: SRMP

Partilhar